Segundo Joel da Harpa, já passou do tempo de reformular o Sistema de Segurança Pública de Pernambuco. Definitivamente, o atual não funciona. Os números comprovam: o estado teve aumento de 18,2% no número de homicídios em maio de 2020. O deputado destaca que nem os profissionais da área escapam. Policiais Militares também são vítimas da violência cada vez mais crescente.
“Um verdadeiro absurdo! Pernambuco é o único estado do mundo em que a violência aumenta com as pessoas em isolamento social. Se temos menos 50% de pessoas nas ruas, o mais lógico seria a diminuição desses números e não o aumento”, questiona. Ele destaca o assassinato de um PM ontem (14), em Vitória de Santo Antão, o segundo em menos de uma semana.
Para Joel, o estado perdeu o controle. Enquanto isso, policiais e bombeiros militares estão cada vez mais sacrificados, atuando diuturnamente, e sem perspectiva nenhuma de recebimento das diárias dos eventos trabalhados e muito menos quanto a melhorias de salário. “Precisamos repensar a segurança, tratar do assunto com seriedade, em respeito ao povo e aos profissionais”, concluiu.