Prefeito do Recife anuncia distribuição de um milhão de EPIs

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
7 de abril de 2020 às 15h23min
Foto: Andréa Rêgo Barros

O prefeito Geraldo Julio (PSB) anunciou nesta terça-feira (07), uma série de novas medidas que fazem parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19. Entre as ações estão a distribuição de um milhão de itens de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os profissionais de saúde. O quantitativo é suficiente para garantir a proteção dos profissionais da rede municipal de saúde por um mês. 

Na ocasião, o prefeito também anunciou que 658 profissionais de saúde estão reforçando a rede para enfrentamento à pandemia, além da criação do Aprende em Todo Lugar, aplicativo voltado para a formação à distância sobre a Covid-19. O prefeito garantiu ainda a pensão integral para as famílias dos profissionais de saúde que forem vítimas da Covid-19. 

A lista dos itens de EPIs inclui máscaras cirúrgicas, luvas, aventais, máscaras N95, toucas, óculos de proteção e protetores faciais. Cada profissional que presta assistência ou precisa entrar em contato a menos de um metro dos pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus recebe equipamentos de acordo com o tipo de procedimento que realiza no paciente, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Já os 658 profissionais que vão reforçar a rede municipal de saúde do Recife vão atuar nas Unidades Provisórias de Isolamento (UPIs) montadas nas policlínicas, no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros. Desse total, são 57 médicos, 109 enfermeiros. Do total de profissionais, 605 foram contratados e 53 foram remanejados de outras áreas para o enfrentamento à pandemia. 

Para ampliar a capacidade de testagem da covid-19 e permitir um melhor acompanhamento dos pacientes mais graves, o prefeito Geraldo Julio informou que a Prefeitura do Recife firmou parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para a ampliação dos testes da Covid-19. Ao todo a Prefeitura do Recife vai adquirir os testes e a UFPE terá a capacidade de realizar 300 testes do tipo RT-PCR por dia. Na parceria, a Secretaria de Saúde do Recife ficará responsável pela aquisição dos testes e coleta do material, que será enviado ao laboratório da UFPE. Já a Universidade usará seus equipamentos e o corpo técnico para analisar o material.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO