Aline Mariano lamenta feminicídio no Recife e cobra ações mais severas

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
10 de fevereiro de 2020 às 17h34min
Foto: Carlos Lima

A vereadora Aline Mariano (PP) e presidente da Comissão da Mulher na Câmara Municipal do Recife (CMR) lamentou a cidade ter mais um caso registrado de violência contra a mulher. “Acordamos na manhã deste domingo com esse triste episódio. É mais um caso para essa estatística que tem assombrado Recife afora”, disse Aline Mariano.

Uma mulher de 22 anos foi morta a tiros dentro da própria casa, no bairro da Madalena, na Zona Oeste da cidade. O principal suspeito, Raphael Cordeiro Lopes, era o companheiro com quem Leandra Gennifer da Silva tinha um filho de apenas 1 ano, que aliás estava no imóvel no momento em que a mãe foi morta. O crime está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) como feminicídio.

Entre janeiro e dezembro do ano passado o estado de Pernambuco registrou 198 casos de feminicídios. No mesmo período de 2018, foram 242 vítimas que perderam a vida no estado em decorrência do fato de serem mulheres. “Embora tenha ocorrido uma queda nos números, não podemos fechar os olhos para o problema. Ele é sério e merece toda a atenção do estado. Precisamos de ações efetivas que combatam a causa desse crime odioso e machista. Se ficarmos calados, outras mulheres vão morrer caladas”, criticou.

A investigação aponta que o casal havia voltado de uma prévia carnavalesca por volta das 5h, quando a vítima recebeu um tiro, após uma discussão. A vítima ainda foi levada por um vizinho ao Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, também na Zona Oeste, mas chegou sem vida à unidade de saúde.

“O cenário em que o imóvel foi encontrado após o crime não deixa muitas dúvidas do que aconteceu ali. Havia sangue pela sala e um espelho quebrado. A perícia também encontrou três celulares, dois notebooks e um revólver calibre 38 que pode ter sido usado para matar a vítima. Será que esse crime foi de alguém que amava essa mulher e se arrependeu? Esse tipo de desculpa não cabe mais”.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO