O Blog de Jamildo publicou neste sábado (07), uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipe, sobre as eleições do próximo ano na capital pernambucana. No primeiro turno, a deputada Marília Arraes (PT) largou na frente com 19%, seguida pelo também deputado João Campos (PSB), que aparece com 18% e, na cola, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) com 17%. O pedetista Túlio Gadêlha vem com 9%, seguido de Felipe Carreras com 3% e André de Paula com 1%.
No segundo turno, a petista Marília Arraes vence em todos os cenários. Na disputa com João Campos, Marília tem 49% e o socialista tem 31%. Contra Mendonça Filho, a deputada tem 45% e o democrata aparece com 32%. Já com Daniel Coelho, Marília aparece com 49% das intenções de voto, contra 28% do líder do Cidadania na Câmara Federal.
Os números favoráveis a Marília são grandes aliados para uma candidatura própria do PT no Recife. Em 2018 a então vereadora foi fritada pela cúpula petista, mas bons ventos têm soprado em direção a segunda deputada federal mais votada do estado. Os números quebram o discurso de alguns analistas políticos e blogueiros da capital, que preveem os votos do segundo turno para candidatos que transitam na classe média, só esquecem que Marília também aglutina bastante votos de lá.