Audiência pública vai pautar os desafios da cadeia produtiva da avicultura em Pernambuco

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
25 de novembro de 2019 às 17h53min
Foto: Divulgação

A valorização e o fortalecimento das cadeias produtivas das regiões de Pernambuco têm sido pauta estratégica na agenda da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), presidida pelo deputado Doriel Barros (PT). Nesse sentido, o colegiado realiza, nesta terça-feira (26), em São Bento do Una, no Agreste Meridional, uma Audiência Pública sobre os Desafios da Cadeia Produtiva da Avicultura.

O estado é o maior produtor de ovos do Nordeste e ocupa o 6º lugar no ranking nacional, segundo a Pesquisa Pecuária Municipal IBGE 2018. Já de acordo com a Avipe, são 10 milhões de unidades produzidas todos os dias.  Além disso, as indústrias do setor empregam mais de 150 mil pessoas com postos de trabalho diretos e indiretos. São Bento do Una, conhecida como a Capital do Ovo, é o município que mais produz no Agreste, região que entrega cerca de 60% dos ovos e 70% das aves  do estado.

Em Pernambuco, 94% das granjas, segundo a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), estão dentro das normas sanitárias. No início deste ano, o Governo Estadual assinou um decreto que regulamenta a rastreabilidade do ovo, sendo o primeiro estado do Brasil a tornar obrigatório o código impresso na casca do produto, que passa a contar com informações sobre o lote, procedência e validade. A medida tem o objetivo de garantir segurança alimentar ao consumidor. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO