A Frente Parlamentar pelos Direitos da Primeira Infância, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, formou, nesta quarta-feira (07), um conselho deliberativo composto por 14 meninas e meninos. O grupo é formado por estudantes de sete escolas da Rede Estadual de Ensino do Recife. Alunos entre 7 e 12 anos de idade participaram de atividades pedagógicas sobre conceitos de cidadania e debates em sala de aula para poderem eleger seus representantes para o conselho.
A primeira grande tarefa das crianças será contribuir com a Análise da Situação dos Direitos da Criança de Pernambuco, documento que está sendo elaborado em parceria com a Consultoria Legislativa (Consuleg) e traz o retrato dos principais índices de qualidade de vida das crianças pernambucanas (saúde, educação, proteção, acesso ao lazer). O estudo será lançada no final de novembro, em seminário da Frente Parlamentar em parceria com a UNICEF.
“Este material será destinado às prefeituras, para que compreendam melhor os principais desafios de seus municípios quando o assunto é infância. Convocaremos o conselho para que conste no documento o que as crianças consideram fundamental para a vida em uma cidade acolhedora”, explica a deputada Simone Santana, coordenadora da Frente Parlamentar pelos Direitos da Primeira Infância.
Confira a programação da instalação do Conselho de Crianças de Pernambuco:
8:00 – Recepção das crianças
8: 15 – Visita às dependências da Assembleia
9:15 – Oficina de Preparação do Conselho de Crianças para audiência com os Deputados
10:30 – Audiência dos Deputados com Conselheiros e Instalação oficial do Conselho
11:45 – Encerramento