A deputada federal Marília Arraes (PT) apresentou requerimento ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), para que seja convocada uma comissão geral na Câmara dos Deputados, com o objetivo de debater o crime ambiental que atinge as praias do Nordeste, com o derramamento de óleo em alto mar.
“Com a instalação da comissão geral será possível convidar, para o plenário da Casa, representantes do Executivo, da sociedade civil e de todas as demais instâncias que podem colaborar na busca por soluções”, comentou a deputada.
Marília disse que também está promovendo uma coleta de assinaturas para a instalação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Litoral Brasileiro. E que enviou requerimentos de informações aos ministérios da Defesa e do Meio Ambiente para que sejam prestadas contas sobre as ações do governo.
Até o momento, o óleo atingiu cerca de 2 mil quilômetros de praias. Novecentas toneladas de óleo foram retiradas, graças ao trabalho de voluntários. Marília diz que outras medidas serão tomadas, de acordo com avaliações técnicas.