Paulo Câmara assina decreto que regulamenta fundo da Cadeia Têxtil e de Confecções

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
6 de setembro de 2019 às 11h23min
Foto: Rhudá Jardim


O governador Paulo Câmara (PSB) assinará, nesta sexta-feira (06), o decreto que regulamenta a criação do Comitê Deliberativo do Funtec, fundo instituído há quase dez anos por Lei Estadual (nº 13.958/2009) para fomentar o segmento. Desta forma, iniciativa privada e prefeituras municipais poderão decidir, em conjunto com o Governo Estadual, sobre a aplicação dos recursos que custeiam ações de qualificação de mão de obra, promoção comercial e incubação de empresas de moda.

Principal segmento econômico do Agreste, o setor movimenta mais de R$ 5,6 bilhões por ano em negócios e gera mais de 250 mil empregos na região. Cerca de 40 municípios, entre Pernambuco e Paraíba, dedicam-se à produção têxtil e de confeccionados, com mais de 225 milhões de peças fabricadas somente em solo pernambucano. Em Pernambuco, o polo se concentra num raio de 40 Km.

Atualmente, a arrecadação de 0,27% do ICMS antecipado pelas indústrias garante cerca de R$ 700 mil anuais ao fundo, que é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As ações são executadas pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), organização social privada, instituída em 2012, para promover a interlocução entre poder público, empresas, academia e entidades de apoio ao setor.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO