Previsto para ser votado amanhã (16), na Câmara do Recife, o Projeto de Lei que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas públicas e privadas, além dos estabelecimentos públicos e editais do município. O autor da proposta é o vereador Fred Ferreira (PL), que diz que a linguagem neutra exclui determinados grupos.
“A linguagem neutra, em suposta tentativa de incluir grupos marginalizados, segrega outros, como autistas e dislexos, por inibir o processo de entendimento gráfico, além de deficientes visuais, que, após longo processo para redescobrir a leitura por programas e aplicativos, perderão a eficiência desses, dada a incompatibilidade de pronunciar algarismos sem qualquer padronização ou fonética gramatical”, explica o parlamentar.
Conforme revelou uma fonte ao Blog Cenário, por se tratar de uma matéria polêmica, o próprio Fred pediu para que o projeto fosse retirado, porque o presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), está fora. Teria sido uma decisão negociada.