Raquel recebe sinal verde da Alepe

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
4 de maio de 2023 às 00h00min
Foto: Hesiodo Góes

Coluna da quinta

Depois de muitas discussões nas três principais comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco, acompanhada de uma audiência pública que contou com um representante do Governo de Pernambuco, a Alepe aprovou ontem (3), por unanimidade, o projeto que permite o Estado contrair empréstimos de até R$ 3,4 bilhões.

Sabendo da importância de contar com esse valor em caixa para alavancar obras e desenvolver programas em todas as regiões do estado, a tucana caiu em campo e agiu pessoalmente nas articulações para aprovação da matéria. A expectativa é chegada do texto no Senado, onde também deve contar com o empenho da bancada pernambucana.

Entre as principais áreas que a gestora pretende investir o montante, estão segurança, saneamento e estradas. Raquel enfrentou problemas persistentes até o mês de março. Em abril, alguns deles já tinham sido completamente sanados ou começaram a ser resolvidos, como o pagamento dos terceirizados, a reestruturação do Sassepe e as nomeações para órgãos que sofreram com o impacto do “exoneraço”.

Nos setores administrativo e político, a gestão atual ainda tem muito o que melhorar, não há como negar; e a oposição continuará fazendo seu papel de cobrança. Entretanto, com a liberação dos investimentos, o governo Raquel Lyra poderá dar continuidade às ações que já vêm sendo feitas, mas também conseguirá, finalmente, fazer a catraca girar nas áreas deficitárias em Pernambuco.

Investimento
A governadora Raquel Lyra (PSDB), recebe, na tarde desta quinta (4), no Palácio, diretores da cervejaria Heineken. A empresa vai anunciar um investimento de R$ 1,2 bilhão para triplicar sua capacidade produtiva com foco nas marcas do grupo em Pernambuco. O aporte da empresa deve gerar mil empregos diretos na unidade, que fica localizada em Igarassu.

Mudança
Após se despedir da presidência do Porto do Recife, a expectativa é que o advogado Tito Moraes, que estava na função desde julho do ano passado, possa assumir alguma função na Casa Civil. Tito é sobrinho do presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe, deputado Antônio Moraes, aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Emprego
Apenas nesta semana, o prefeito João Campos (PSB) anunciou a instalação de duas empresas, que juntas, irão gerar cerca de 4,5 mil empregos na capital pernambucana. O Recife é referência no Nordeste quando o assunto é criação de postos de trabalho com carteira assinada.

Portas fechadas
O deputado Lucas Ramos (PSB) não teve sucesso até agora na Câmara Federal. Após bater às portas de várias comissões para ocupar lugar de destaque, sem êxito, tentou ser coordenador da bancada de Pernambuco no Congresso no lugar de Augusto Coutinho (Republicanos), mas só obteve dois votos. Coutinho, por sua vez, foi reconduzido.

Polo têxtil
A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe realiza, nesta quinta (4), em Caruaru, uma audiência pública na sede da Fiepe. O objetivo é discutir os aspectos econômicos, sociais e financeiros das feiras para o Polo do Agreste. Quem preside o colegiado é o deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO