A deputada federal Iza Arruda (MDB) realizou na sexta-feira, (31), um seminário na Universidade de Pernambuco (UPE) para discutir sobre a ODS 8 (Objetivo 8 – Promover o crescimento econômico e inclusivo para todas e todos) e a importância da mulher empreendedora, gestora, cientista e política.
Os painéis contaram com importantes autoridades especialistas no assunto, bem como mulheres empreendedoras e mulheres na ciência. O evento recebeu uma exposição de marcas Vitorienses, que foram: Intertropical Exotics, Grupo Prime, Pitú e Eliane Mello, e teve a participação musical da cantora Nena Queiroga.
O evento contou com 3 painéis. No Painel 1 foi debatida a importância das conexões internacionais para o fortalecimento das relações institucionais, que foi apresentado pela embaixatriz de Cabo Verde, Raquel Oliveira. O Painel 2 abordou os desafios femininos na gestão e no empreendedorismo, e foi apresentado pela desembargadora, Dra. Mariana Vargas, pela reitora da UPE, Dra. Maria do Socorro e pela empresária Cristina Moraes. No painel 3 foi debatida a participação feminina na ciência pela diretora do CETENE, Dra. Giovanna Machado, e pela Dra. Gabriele Zanirati.
A deputada ressaltou a importância de eventos como este para levantar o debate e, sobretudo, incentivar e encorajar mais participações femininas empreendedoras, gestoras, cientistas e políticas. Mais tarde, em suas redes, a parlamentar afirmou o seu compromisso com a pauta de inclusão da mulher nos espaços da sociedade, “seja na educação, saúde ou até mesmo na política. Debatermos sobre essa inclusão é uma pauta de enorme importância”, finaliza.