Cenário Político: quadro da oposição indefinido na Alepe

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
3 de fevereiro de 2023 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna da sexta

Dois dias após a posse dos deputados estaduais em Pernambuco e a definição da nova mesa diretora para o biênio 2023-2024, ainda existe um cenário de incertezas sobre quem vai compor o bloco de oposição na Casa e, principalmente, liderar essa bancada.

Na prática, os deputados do PSB, PT e PSOL são os que deveriam assumir esse posto, já que o último resultado eleitoral colocou esses partidos na oposição, mas não é isso que tem sido visto até o momento, com exceção de João Paulo (PT) e Rosa Amorim (PT), que fizeram críticas pontuais ao decreto 54.393.

Em contrapartida, a governadora Raquel Lyra (PSDB) adotou uma postura de diálogo com a Alepe, algo que vem sendo bastante elogiado no meio político. A conduta deve contribuir para neutralizar críticas ao seu governo, que vive em lua de mel com o Legislativo e ainda não experimentou seu primeiro revés.

Novo encontro
A governadora Raquel Lyra (PSDB) volta a receber, na manhã desta sexta (3), no Palácio do Campo das Princesas, deputados e deputadas estaduais de Pernambuco. O detalhe, é que a tucana fez questão de ligar para cada parlamentar e ela mesma fazer a convocação.

Solicitação
Na sua passagem pela capital pernambucana, o prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), pediu à governadora Raquel Lyra (PSDB) a ampliação do funcionamento da Delegacia da Mulher durante o fim de semana. Esse é um problema que vários municípios enfrentam há anos, justamente nos dias em que o número de casos tende a aumentar.

Adesão
O grupo liderado pelo prefeito Fábio Aragão (PP), em Santa Cruz do Capibaribe, iniciou o ano bastante fortalecido. Três vereadores, que até pouco tempo integravam a oposição, anunciaram, nesta quinta (2), durante o retorno dos trabalhos legislativos, que agora estão integrados à base do governo.

Contemplado
Aliado de primeira hora do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o advogado Francisco Papaléo, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O movimento já indica que o prefeito Mano Medeiros (PL) deve contar com o PSD no projeto de reeleição.

Bom começo
Deputada eleita com mais de 100 mil votos em 2022, Maria Arraes estreou bem em Brasília. A parlamentar pernambucana foi indicada para a vice-liderança do governo na Câmara Federal. Ainda ontem (2) ela esteve reunida com o presidente Lula, no Palácio do Planalto.

Contradição
Apesar de pregar a equidade de gênero dentro do governo, o presidente Lula (PT) não fez questão de cumprir a mesma meta ao montar a vice-liderança na Câmara. Dos 11 nomes que compõem o grupo, dez são homens. A representatividade negra também ficou de fora, já que quase todos os vice-líderes são brancos.

Experiência
Dando os primeiros passos em Brasília enquanto senadora, Teresa Leitão (PT) escalou o experiente jornalista Fernando Rêgo Barros para integrar sua equipe de comunicação. Na Capital Federal há alguns anos, o agora assessor da petista vai contribuir para emplacar as pautas da parlamentar nos veículos nacionais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO