Cenário Político: Raquel fracassa em 1º evento de campanha

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
17 de agosto de 2022 às 07h00min
Foto: Janaina Pepeu

Coluna da quarta

Normalmente o primeiro ato de campanha serve como largada para impulsionar os candidatos na corrida eleitoral. Não foi o caso de Raquel Lyra (PSDB), ontem (16), em Caruaru. A tucana escolheu a cidade que governou por pouco mais de cinco anos para dar o pontapé inicial, mas faltou o elemento mais importante: o povo.

O primeiro fato inusitado foi o grupo ter escolhido realizar ações separadas com a tucana em Caruaru, Priscila Krause (Cidadania) no Recife e Guilherme Coelho (PSDB) em Petrolina, gerando pouca mobilização e fazendo com que a caminhada promovida por Raquel no centro comercial de Caruaru fosse um verdadeiro fiasco.

Por cerca de duas horas, Raquel Lyra percorreu algumas vias, acompanhada de sua assessoria, alguns ex-auxiliares, do deputado Daniel Coelho (Cidadania), e do candidato a estadual, Carlos Braga (PSDB), que cumpriu com maestria o papel de ilustre desconhecido, além dos seus pais. Enquanto cumprimentava trabalhadores e comerciantes, a candidata recebia de volta um aperto de mão frio.

A medida que alguns poucos servidores municipais e uma militância digna de candidata proporcional aguardavam a chegada de Raquel para a inauguração de um dos comitês que teria sido marcada para às 15h. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) chegou depois, acompanhado de Débora Almeida (PSDB). Se nem a cidade que foi governada por Raquel ainda não abraçou o projeto ao Governo do Estado, será difícil mostrar força nas demais regiões.

Estratégia
Enquanto Raquel Lyra (PSDB) pedia voto para Eduardo Braga (PSDB) em Caruaru, a vice, Priscila Krause (Cidadania), fazia o mesmo para Alcides Cardoso (PSDB) no Recife. Já Guilherme Coelho (PSDB), que tenta uma cadeira no Senado, priorizou agendas ao lado de Glaucia Andrade (PSDB) e Lucinha Mota (PSDB).

Desencontro
Uma fonte revelou à coluna que não houve nenhum empenho por parte do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) em mobilizar aliados para o evento liderado por sua ex-colega de gestão. Um outro ponto a ser considerado é que Raquel Lyra (PSDB) marcou o ato para o mesmo horário da sessão da Câmara Municipal.

Concorrência
As assessorias dos candidatos ao Governo de Pernambuco fizeram uma verdadeira competição sobre qual candidato largou melhor no primeiro dia de campanha. Cada um deles investiu em eventos junto À base eleitoral, com atos de rua com seus apoiadores.

Cara a cara
Já no primeiro dia de campanha, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) estiveram frente à frente no mesmo ambiente. O encontro aconteceu na posse de Alexandre de Moraes como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral e vinha sendo aguardado por muitos.

Discurso
Moraes foi na contramão aos constantes questionamentos de Bolsonaro em relação à urna eletrônica e fez uma defesa enfática do sistema, alegando ser a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO