Visita de Bolsonaro a Caruaru tem manifestações a favor e contra o Governo

Notícias
Publicado por Karol Matos
23 de junho de 2022 às 22h22min
Foto: Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou, há pouco, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, em Caruaru. Ele chegou ao local às 20h40. Acompanhado dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e Turismo, Carlos Brito; dos pré-candidatos apoiados por ele para o Governo de Pernambuco e o Senado, Anderson Ferreira e Gilson Machado Neto, ambos do PL.

A visita marca o retorno de Bolsonaro a Caruaru, depois da primeira visita realizada em setembro de 2021, quando também passou, em motociata, pelas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Durante a apresentação da banda Brucelose, que contou com a participação de Gilson Neto, o forrozeiro convocou o presidente para falar ao público presente.

“Todo mundo sabe que eu fui ministro do Turismo e eu quero dizer uma coisa: poucas pessoas me deram o crédito pelo fato de eu ser sanfoneiro e nordestino. Poucas pessoas acreditaram no nordestino. E eu quero dizer que o forró hoje é Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Isso ninguém tira”, disse Gilson, chamando o Bolsonaro para perto. “Esse cara aqui, que o povo dizia que não gostava de nordestino, fez o forró ser Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, e temos [ele] hoje aqui na Capital do Forró”, finalizou.

Sem fazer qualquer referência a Anderson Ferreira, que também estava no palco, atrás de Gilson, o presidente pegou o microfone e fez uma rápida saudação. 

“Caruaru, Pernambuco, boa noite! Capital do Forró! É uma satisfação muito grande estar no nosso Nordeste, acompanhado do ex-ministro de Pernambuco, o Gilson Machado. A todos vocês: que Deus ilumine a cada um, e que Deus abençoe o nosso Brasil”, discursou Bolsonaro.

Ao longo das falas e da apresentação da banda Brucelose, puderam ser ouvidos muitos gritos de “mito” feitos por apoiadores que se concentraram mais à frente do palco, além de vaias e xingamentos proferidos por opositores. Bolsonaro não parou para falar com a imprensa no cercadinho montado no Pátio do Forró.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), não estava presente no local. Já vereadores como Aline Nascimento (Cidadania), Carlinhos da Ceaca (MDB), Nelson Diniz (Cidadania), Mano do Som (Cidadania), Irmão Ronaldo (Pros) e Cabo Cardoso (PP), ficaram no espaço reservado para convidados poderem ver Bolsonaro mais de perto. Ele deixou o Pátio de Eventos próximo das 21h50.

Esta é a segunda vez que um presidente visita o São João de Caruaru. A primeira aconteceu em 2011, quando Dilma Rousseff (PT) esteve na festa, acompanhada do ex-governador Eduardo Campos (PSB), o ex-prefeito José Queiroz (PDT) e suas respectivas esposas.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Motociata
Antes da ida ao Pátio de Eventos, Bolsonaro realizou uma motociata na cidade. Ele desembarcou às 15h23 no Aeroporto Oscar Laranjeira, onde foi recepcionado, ainda na pista, pelo prefeito se Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que esbanjou simpatia e entusiasmo posando ao lado de Anderson, Gilson Machado e Carlos Brito.

Isac Nóbrega/PR

Estavam presentes no saguão do aeroporto os deputados estaduais Clarissa Tércio (PP), Cel. Alberto Feitosa (PL), Joel da Harpa (PL); o deputado federal André Ferreira (PL); além do vereador do Recife e pré-candidato a deputado federal, Júnior Tércio (PP) e o vereador de Caruaru, Val Lima (UB).

O presidente cumprimentou apoiadores que aguardavam na porta do aeroporto e seguiu, em carro aberto, até o Polo Caruaru, um centro de compras às margens da BR-104, onde Jair Bolsonaro subiu na motocicleta levando Anderson Ferreira na garupa. 

A moto utilizada pelo chefe do Palácio do Planalto era uma Honda NC 750X, que custa, em media, R$ 50 mil. Mais tarde, Gilson Machado revezou com o colega de majoritária e ocupou o lugar de Anderson, finalizando o trajeto de cerca de 34 km, que passou pela BR-232, anel viário, Av. José Rodrigues de Jesus, retornando pelas rodovias federais e finalizando no mesmo ponto de partida. Todo o percurso foi feito sem o uso de capacete. De acordo com a equipe de segurança da Presidência, cerca de 40 mil pessoas participaram da motociata.

Um acidente foi registrado na BR-104, quando o evento voltou ao Polo Caruaru. Um carro acabou batendo em um motociclista, que ficou ferido e foi socorrido para a UPA Estadual. O homem teve um pequeno ferimento no queixo e apresentou sangramento no ouvido, precisando ser transferido para o Hospital Regional do Agreste.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO