Diante da fila de dois milhões de pessoas à espera da aposentadoria, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República para que sejam adotadas providências no sentido de assegurar os direitos dos cidadãos. Além disso, o parlamentar pede que sejam apuradas as responsabilidades sobre o descumprimento dos prazos estabelecidos em lei, referentes à análise de requerimentos de aposentadorias e benefícios por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Queremos cobrar do Ministério Público Federal sua participação nesse debate, para que a sociedade tenha conhecimento sobre o que de fato aconteceu, e a apuração das responsabilidades”, explica Danilo Cabral. Estima-se, segundo informações do próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que existem aproximadamente 1,3 milhão pedidos atrasados.
Danilo Cabral ressalta que foram realizadas mais duas auditorias posteriormente, em julho e em dezembro de 2019, e novamente o governo federal foi alertado sobre os problemas.
Entre eles, estava a necessidade de contratação de servidores para atender ao estoque de requerimentos de aposentadorias e benefícios que aguardavam análise. Na oportunidade foi apontada a demanda de 13,5 mil novos servidores. E também identificou, por parte do INSS, a ausência de uma avaliação completa e atualizada sobre a capacidade operacional e os efeitos da plataforma digital.