A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), visitou, na tarde desta quinta (5), o Gabinete Português de Leitura (GPL-PE), no centro do Recife. Acompanhada pela deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) e pelo vereador do Recife, Alcides Cardoso (PSDB), a tucana foi recebida pelo presidente Celso Stamford.
“Visitar este prédio é perceber que este e outros equipamentos precisam ser conhecidos pelos próprios pernambucanos. É importante preservar a nossa história e a nossa cultura e transmitir para as novas gerações. A Rua do Imperador, que também abriga a Capela Dourada, é uma das vias mais ricas de memórias e tão pouco explorada, preservada e difundida. Está abandonada”, afirmou a presidente do PSDB Pernambuco.
Raquel ouviu um pouco do que é a comunidade portuguesa, e da sua importância para o Recife e para Pernambuco. “Atualmente, eu lamento muito o descaso dos gestores da cidade e do estado não reconhecerem nossa cultura. Estamos falando sobre o trabalho que realizamos não só na medicina, mas também no serviço cultural, tão importante para a cidade. Que a nossa cultura não fique esquecida como ela é hoje”, destacou o presidente do Gabinete Português de Leitura, Celso Stamford.
Também estiveram presentes na visita o vice-presidente do GPL-PE, Alexandre Sousa Reis; os diretores Bento Romeira, Vera Sato, Bento Romera Filho e Carla Pinto, e o conselheiro Eduardo Romeira.
A biblioteca do espaço é aberta gratuitamente para a população de segunda a sexta, das 8h às 18h.