Cenário Político: Teresa já encontra primeiras dificuldades 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
4 de maio de 2022 às 00h00min
Foto: Nando Chiappetta

Coluna da quarta

Antes mesmo de ser oficializada como pré-candidata ao Senado Federal, a deputada estadual Teresa Leitão (PT) já vinha encontrando algumas resistências na Frente Popular. O cenário ideal para o PSB seria a petista compondo a vice, para que fosse possível manter o compromisso firmado com o deputado André de Paula (PSD).

Apesar do nome de Teresa Leitão na chapa consolidar a presença de Lula no palanque de Danilo Cabral (PSB), algumas lideranças que não concordam com a imposição do PT já iniciaram os primeiros movimentos para boicotar a petista e anunciaram apoio a André de Paula, independente de onde ele estiver.

O movimento aponta que o prejuízo para Teresa e a Frente Popular pode ser grande, já que são nomes e legendas importantes, como o PP de Eduardo da Fonte, que tem 21 prefeitos. Como ele, a maioria apoiará André de Paula. Outras lideranças também seguirão por este caminho, como os gestores de Toritama, Água Preta, Jaqueira e Camutanga, que também anunciaram que estarão com o 2º vice-presidente da Câmara Federal.

Apesar de o PT já contar com Humberto Costa no Senado, isso não significa que os votos dele automaticamente seguirão para Teresa. Mesmo sendo uma deputada bastante atuante e exercendo o 5º mandato na Alepe, a petista vai precisar de muito mais para se firmar e conseguir ser eleita para a única vaga que compete ao estado, na Casa Alta. 

Rompendo barreiras
Caso a deputada Teresa Leitão (PT) alcance um resultado eleitoral positivo, ela será a primeira mulher a representar Pernambuco na Casa Alta, o que seria um feito histórico na politica estadual. Ontem (2), seu partido oficializou a indicação para disputar o cargo, faltando só o PSB chancelar.

Posicionamento
Após ter anunciado que votará em Marília Arraes (PT) para Governo do Estado, o vice-prefeito de Arcoverde, Delegado Israel (PP), que vai tentar uma vaga na Câmara Federal este ano, declarou apoio ao deputado André de Paula (PSD) para o Senado. O político tem trabalhado para que seu partido esteja inserido no projeto de Marília.

Festa junina
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) reuniu a imprensa, artistas, empresários e formadores de opinião de Caruaru para anunciar, ontem (3), mais novidades para a grade de programação do São João 2022 e a comemoração do aniversário da cidade. A expectativa para a festa deste ano é a melhor possível, já que a pandemia interrompeu a realização por dois anos.

Reencontro
Um grupo de vereadores de Caruaru acompanhará, nesta quarta (4), no Recife, o lançamento da proposta de elaboração coletiva do Plano de Governo de Raquel Lyra (PSDB). O processo contará com uma plataforma digital para que os pernambucanos contribuam com essa construção.

Alinhamento
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), se reuniu ontem (3) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para, de acordo com o parlamentar, reforçar a necessidade de permanente diálogo e harmonia entre os Poderes, mesmo em momentos “difíceis” e “conturbados” das relações institucionais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO