Na Alepe, Tony registra os 107 anos do nascimento de Gonzaga

Notícias
Por Américo Rodrigo
12 de dezembro de 2019 às 14h37min
Foto: Roberto Soares

O deputado Tony Gel (MDB) lembrou, na Reunião Plenária desta quinta (12), a passagem do aniversário de Luiz Gonzaga. Conforme ele registrou, se estivesse vivo, o Rei do Baião completaria, no dia 13 de dezembro, 107 anos de idade. “Foi quem melhor cantou e decantou a saga do nordestino, que se alimenta da poesia e se fortalece falando, inclusive, das suas dificuldades”, afirmou.

O parlamentar se disse apaixonado pela obra de Gonzagão, que teria começado a reverenciar por influência da mãe e da literatura de cordel. Tony Gel lembrou da trajetória do artista, nascido em Exu (Sertão do Araripe) em 1912. Ao fazer menção à história do artista, o emedebista destacou a passagem dele pelo Exército e o início da carreira musical no Rio de Janeiro, antes do resgate das tradições nordestinas.

Ele destacou, ainda, a parceria do Rei do Baião com compositores como Humberto Teixeira, Zé Dantas, Onildo Almeida, Zé Marcolino e João Silva, bem como o apoio dado a músicos como o sanfoneiro Dominguinhos. “Luiz Gonzaga não era apenas o artista mais completo do Brasil, era um visionário com uma intuição muito forte”, observou Tony Gel.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO