Cenário Político: os sinais de Raquel Lyra

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
1 de novembro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da segunda

Na busca para fortalecer o nome fora de Caruaru e não largar atrasada caso decida pela candidatura ao Governo de Pernambuco, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) esteve em alguns municípios do Agreste na última semana. Coincidências à parte, o roteiro escolhido pela tucana incluiu cidades que foram visitadas pelo prefeito Miguel Coelho (DEM) há poucos dias. Raquel ainda não bateu o martelo sobre liderar um palanque de oposição em 2022, mas as críticas direcionadas ao governador Paulo Câmara (PSB), durante o evento do PSDB em Garanhuns, foram um recado de que a pré-candidatura tem começado a tomar forma, já que ela vinha evitando emitir opiniões sobre o governo estadual. Um outro ponto que não tem passado despercebido é que a gestora voltou a usar roxo em atividades políticas, cor utilizada por ela nas duas últimas eleições nas quais saiu vitoriosa.

Estratégia
Antes de definir qualquer coisa sobre 2022, Raquel Lyra (PSDB) tem pregado nas suas falas que é preciso discutir um projeto para Pernambuco. A prefeita de Caruaru pretende percorrer todas as regiões do estado para levantar o máximo de informações que possam contribuir com suas propostas.

Prazo
A ideia é que o bloco formado por PSDB, PSC, PL e Cidadania apresente um nome para a disputa no início do próximo ano. Despontam como favoritos Raquel Lyra e Anderson Ferreira. A tucana deve ser o nome para concorrer ao Palácio do Campo das Princesas, enquanto o prefeito do Jaboatão está de olho no Senado Federal.

Apoio garantido
A ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PP), reuniu diversas lideranças políticas para recepcionar a prefeita Raquel Lyra (PSDB) na última sexta (29). Quem também marcou presença no encontro foi a ex-candidata a prefeita de Capoeiras, Celina de Dudu (PL), derrotada na eleição suplementar.

Estadual
Assim como a prefeita Raquel Lyra (PSDB), Débora Almeida também já integrou os quadros do PSB. Atualmente ela está filiada ao PP e deve disputar uma das vagas na Alepe em 2022. Para federal, ela deve votar em Eduardo da Fonte ou Lula da Fonte, ambos dirigentes do partido em Pernambuco.

Fazendo conta
O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, marcou presença no evento que lançou o Movimento Levanta Pernambuco. Sua permanência no PSDB depende da montagem de uma chapa competitiva que garanta o mandato de Alessandra na Alepe ou o seu, caso seja o candidato do grupo no próximo ano.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO