Cenário Político: Leite ganha aderência fora do ninho tucano

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
4 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Itamar Aguiar

Coluna da segunda

Faltando pouco menos de um ano para as eleições presidenciais, o PSDB passa por um momento de disputa interna para definir o nome que representará a sigla na corrida pelo Planalto. Na última semana, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu o apoio do senador Tasso Jereissati. A tendência é que o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, também siga o mesmo caminho.

Eduardo Leite já conta com o apoio dos tucanos de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amapá. O gaúcho tem boas expectativas de conquistar os votos de Pernambuco, onde a sigla é comandada pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. Nos bastidores, a gestora tem uma simpatia maior por Eduardo. Um dos fatores predominantes para que Raquel dispute o Governo do Estado, será o resultado da prévia nacional.

Apesar do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pontuar melhor nas pesquisas, é o que possui maior rejeição fora do partido. Recentemente, Eduardo Leite recebeu duas importantes sinalizações de apoio, que foi do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do presidente nacional do DEM, ACM Neto. Os gestos podem contribuir para que Leite vença as prévias e, quem sabe, finalmente desponte como o candidato da 3ª via.

Retorno – Após alguns dias nos Estados Unidos, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) reassume, nesta segunda-feira (04), o comando da Prefeitura de Caruaru, que nos últimos dias esteve nas mãos de Rodrigo Pinheiro (PSDB). De acordo com a tucana, muitas ideias boas vieram na bagagem.

Garantido – Apesar do apoio a Silvio Costa Filho (Republicanos) e Rodrigo Novaes (PSD), que compõem a Frente Popular, o voto da vereadora Kátia das Rendeiras (Republicanos) em Raquel Lyra (PSDB), caso a prefeita dispute o Governo do Estado, está garantido. A confidencia foi feita à coluna durante evento promovido pela parlamentar neste domingo (03).

Organizando o terreno – Ao lado do deputado federal Felipe Carreras (PSB), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu diversos vereadores do município. O deputado socialista, que vai em busca da reeleição, é campeão de emendas enviadas para a capital pernambucana.

Encontro – Depois de encontro com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o ex-presidente Lula se reuniu com os quatro governadores do PT do Nordeste, Além do senador Jaques Wagner (PT-BA) O petista cumpre uma série de agendas na Capital Federal pelos próximos dias.

Fracasso – A quantidade de pessoas que marcaram presença nos atos realizados no último sábado (02), contra Bolsonaro, foi muito abaixo do esperado. As manifestações pediam o impeachment do presidente, mas para derrubar um governo é necessário muito mais. Enquanto isso, o chefe do Planalto segue firme com o Centrão blindando qualquer movimento no Congresso Nacional.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO