O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial deste sábado (18), uma portaria que determina a vacinação com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O Blog Cenário já tinha antecipado, no dia 1º de setembro, que o Estado estudava os moldes para aplicar a medida.
De acordo com o texto, os servidores, cargos comissionados, funcionários terceirizados e estagiários que estiverem em trabalho remoto deverão retornar às atividades presenciais, desde que estejam imunizados com as duas doses, ou dose única da vacina contra a Covid-19 ou a contar o retorno presencial.
O retorno vale a partir de 1º de outubro ou 21 dias após a segunda dose. O trabalhador que, após esse período, não retornar ao trabalho presencial, estará sujeito a medidas administrativas.
Grávidas, pessoas acima de 60 anos e servidores que vivem com HIV, permanecerão em trabalho remoto. O servidor que se negar a tomar a vacina pode retornar às atividades presencialmente, mas vai precisar preencher e assinar um termo de responsabilidade.
Apesar disso, todos os servidores deverão cumprir as normas de segurança contra a Covid-19, como a obrigação mínima do uso correto de máscara e higienização das mãos.