Romero Sales Filho critica resultado de Pernambuco no levantamento sobre tratamento de água e esgoto
Durante pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa de Pernambuco desta quinta-feira (19), o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) destacou dados divulgados recentemente pelo Instituto Trata Brasil, mostrando apenas dois milhões de pernambucanos com acesso regular ao sistema de distribuição, representando 23% da população. Além disso, segundo o estudo, mesmo aumentando os gastos com o tratamento de água e ampliando a rede de esgoto nos últimos dez anos, não houve impacto no número de pessoas atendidas.
De acordo com Sales Filho, os dados reforçam a necessidade da ampliação dos investimentos no setor. “Infelizmente quem depende da Compesa passa por vários problemas, como a falta d’água nas torneiras e a precária infraestrutura da rede de esgoto. Desde o início do mandato a pauta do saneamento tem sido uma das nossas prioridades. Estamos acompanhando e cobrando soluções, seja na regularização do abastecimento, obras que ainda não foram concluídas. Esse levantamento só reforça o que já estamos destacando e mostrando ao longo dos últimos dois anos”, pontuou.
O parlamentar destacou ainda que, paralelamente à situação do saneamento, a população tem sofrido com o preço da conta de água, reajustado duas vezes em 2021. No acumulado, o índice do reajuste chega a 14,58%. “Se a gente comparar em relação aos outros estados, tivemos o maior aumento do Brasil em um momento de pandemia, no qual milhares de pernambucanos perderam os empregos. Já fui recebido algumas vezes pela presidente da companhia, Manuela Marinho, para tratar do tema e avançarmos nas discussões, mas é preciso que o resultado chegue na ponta. Seguiremos, de forma propositiva, cobrando por melhorias”, frisou.