Cenário Político: Daniel Coelho pode retornar ao PSDB

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
1 de junho de 2021 às 00h00min
Foto: Maryanna Oliveira

Coluna da terça-feira

Seguindo a lógica da dificuldade que os deputados que também presidem partidos em Pernambuco irão encontrar para formatar chapa no próximo ano, alguns parlamentares já estudam a possibilidade de migrar para outras siglas que ofereçam melhores condições de garantir a manutenção do mandato. E é possível que esse movimento aconteça com Daniel Coelho, que atualmente comanda o Cidadania no estado. 

Apesar de o deputado nunca ter se posicionado publicamente sobre o assunto, a tese vem ganhando força nos bastidores. Daniel cumpriu dois mandatos pelo PSDB, um de estadual e outro de federal, além de ter disputado a Prefeitura do Recife pela sigla em duas ocasiões. Com a ascensão de Raquel Lyra à presidência estadual da legenda, seu retorno não seria algo de outro mundo, já que são aliados e construíram uma relação sólida nos últimos anos.

Em 2018, a prefeita de Caruaru apoiou Daniel Coelho, que recebeu a confiança de 9.362 caruaruenses. Desde que foi iniciada a parceria com a Capital do Agreste, o parlamentar já destinou R$ 27.638.117 em emendas para o município. Caso Raquel não dispute o Governo do Estado, ela será obrigada a dar seu apoio a candidatos que sejam filiados ao PSDB, até pela posição que ocupa atualmente e esse pode ser um fator a mais para o regresso do deputado ao ninho tucano.

Construção – Caso não dispute a eleição para o Senado, Armando Monteiro deve buscar um mandato de deputado federal pelo PSDB. Outro nome que também tem procurado buscar condições para disputar uma cadeira na Câmara Federal, é o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira. Porém, sua permanência na sigla é uma incógnita.

Possibilidades – Como a coluna já antecipou em outra ocasião, o ex-senador Douglas Cintra, que ainda permanece no PTB, é outro que pode migrar para o PSDB e fortalecer a chapa federal tucana. O cenário aplicado ao deputado Daniel Coelho também pode ser considerado em relação a Cintra. A diferença é que um possui mandato e o outro não. Uma fonte confidenciou que a prefeita Raquel Lyra pode mudar a estratégia e apoiar mais de um nome em 2022.

Embate – Uma possível candidatura de Douglas Cintra (PTB) seria devastador para os planos do deputado federal Fernando Rodolfo (PL). Isso porque o eleitor que ambos devem buscar o voto tem o mesmo perfil: conservador. Em 2018, Cintra apoiou Rodolfo, que teve em Caruaru uma excelente votação para quem foi testado nas urnas pela primeira vez. 

Novo ciclo – Quem assume a assessoria de imprensa do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) é o competente jornalista Ricardo Almoêdo, que acumula no seu currículo passagens pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e as prefeituras de Caruaru e Abreu e Lima.

Mais mudança – O eficiente jornalista Fernando Lima deixou ontem (31) a assessoria do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), para embarcar em um novo projeto. Ele ocupa a partir de agora a mesma função no mandato do deputado estadual Romero Sales Filho (PTB), que vai batalhar em busca da reeleição no próximo ano.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO