A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta (12), trouxe números que animaram os petistas. Segundo o instituto, o ex-presidente Lula alcança 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. Já em um possível segundo turno entre os dois nomes, Lula teria 55% contra apenas 32% do atual presidente. Já os demais pré-candidatos continuam patinando. O Blog Cenário entrou em contato com alguns parlamentares para saber como a informação foi recebida.
“A pesquisa mostra aquilo que a gente já sentia. O povo está cansado dessa política do ódio e da morte de Bolsonaro. As pessoas querem apostar na esperança. Lula já foi presidente, já mostrou que um país melhor é possível”, afirmou o senador Humberto Costa (PT).
Ainda de acordo com o Datafolha, apenas 24% dos brasileiros aprovam o chefe do Executivo, pior marca desde o início do mandato; em março era de 30%. A nova pesquisa aponta que a rejeição a Bolsonaro, se comparando com outros presidentes eleitos desde 1989 e com o tempo semelhante durante o primeiro mandato, só é inferior ao de Fernando Collor.
“Esses resultados que a gente tá acompanhando é fruto da incompetência do governo Bolsonaro, e ao mesmo tempo da capacidade política que Lula adquiriu quando foi presidente e o reconhecimento pelo povo brasileiro do que Lula pode fazer para resgatar o país dessa situação tão triste que nós estamos vivendo”, avaliou o presidente do PT Pernambuco e deputado estadual Doriel Barros.