Coluna da terça-feira
Nas últimas semanas uma disputa sobre a essencialidade das missas e cultos tem dividido opiniões e gerado crise entre as instituições. Durante a quarentena mais rígida em Pernambuco, membros da bancada evangélica na Alepe chegaram a reivindicar através de uma carta a inclusão das atividades religiosas nos serviços essenciais. As celebrações voltaram a acontecer na última quinta-feira (1º), um dia após o fim do decreto estabelecido pelo governador.
De maneira unilateral, o ministro do STF, Nunes Marques, decidiu autorizar a celebração das atividades religiosas em todo país, causando desconforto em alguns gestores e também em outros magistrados. Apesar da determinação para que sejam cumpridos os protocolos sanitários, diversos espaços fazem vista grossa para as medidas de distanciamento e a obrigatoriedade do uso da máscara.
Os que consideram os templos e igrejas como essenciais defendem que esses lugares funcionam como um espaço de alento, levando em conta o momento difícil em que passamos com a pandemia. Apesar da possibilidade de realização de celebrações on-line, o tema se tornou alvo de uma disputa ideológica entre políticos, líderes religiosos e o judiciário, gerando embates e causando ainda mais dúvidas entre fiéis.
Conflito em pauta – O embate entre o direito constitucional ao livre exercício de cultos religiosos, e a necessidade de evitar o avanço da pandemia tem gerado um conflito entre ministros do STF. Diante do impasse, o assunto será analisado amanhã (07) pelo pleno do Supremo. O presidente da Corte, Luiz Fux, vai pautar o assunto diante da urgência em resolver a questão.
Prioridade – Para garantir que crianças na primeira infância não fiquem desamparadas em caso de morte dos pais ou único responsável por causa da Covid-19, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) apresentou um projeto para tornar viúvos ou único representante legal parte dos grupos prioritários na vacinação. “É fundamental protegermos os responsáveis que terão que cuidar da família”, destacou o parlamentar.
Cobrança – Em reunião virtual entre o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), e o presidente do Instituto Butantan Dimas Covas para tratar do fornecimento da CoronaVac, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), questionou sobre a entrega das 10 milhões de doses previstas para o mês de abril. O gestor foi informado que o instituto entregou 1 milhão nesta segunda (05), e entregará o restante dos 4,5 milhões até o dia 20 de abril.
Informação – As unidades escolares dos ensinos público e privado de Pernambuco agora são obrigadas a fornecerem materiais informativos contra a violência doméstica no ato da matrícula. Após preenchido, o documento deve ser entregue ao servidor público ou funcionário responsável pelo ato da matrícula, para que seja dada ciência às autoridades. A autoria do projeto é do deputado Joaquim Lira (PSD).
Solicitação – Vice-líder do Governo na Alepe, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) se reuniu, na tarde desta segunda-feira (05), com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, para apresentar uma nova demanda para o município de Jataúba. O parlamentar solicitou a cessão de máquinas de costura para oferta de capacitação aos moradores da cidade.