Ampliação do teste do pezinho no SUS é aprovada pela Câmara

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
24 de março de 2021 às 09h00min
Foto: Leo Malafaia

A Câmara Federal deu um passo importante no cuidado à saúde pública no quesito prevenção. Na sessão desta terça-feira (23), foi aprovado o projeto que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto tem autoria do deputado federal Augusto Coutinho (SD). “Esta lei visa expandir os exames incluídos no SUS e, com isso, expandir também a possibilidade de vida saudável de muitas crianças que, caso tudo permaneça como está e os exames não sejam realizados, estariam condenadas a sérias restrições irreversíveis à saúde”, defendeu. 

Realizado com a coleta de gotas de sangue, o teste do pezinho feito atualmente na rede pública detecta até 6 doenças. Com o projeto aprovado na Câmara, esse número pode aumentar consideravelmente, podendo chegar a um agrupamento de até 14. Além de mais saúde para as crianças, o projeto ajuda o Sistema Único de Saúde, atuando na prevenção e na economia de custos, com o tratamento adequado logo após o nascimento. O projeto agora aguarda aprovação do Senado. 

“Muitas das crianças com doenças possíveis de serem detectadas no nascimento provém de famílias sem histórico delas. Mesmo bebês que aparentam estar saudáveis ao nascimento podem ser acometidos dessas doenças e manifestar os primeiros sintomas apenas meses ou anos depois”, disse Augusto Coutinho. “Além disso, os sintomas das doenças podem ser sutis no início e, com o tempo, tornarem-se cada vez mais difíceis de tratar. Nesses casos, para que seja possível prevenir danos irreversíveis e até mesmo a morte por doenças tratáveis, é importante que o diagnóstico seja realizado de forma precoce e que o tratamento adequado seja iniciado rapidamente”, completou. 

A proposta de projeto também é um pleito do grupo Mulheres do Brasil, criado em 2013 e formado por mulheres de diferentes segmentos, cujo objetivo é engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país, tratando de temas como racismo, apoio a refugiados, projeção a mulheres candidatas a cargos eletivos, entre diversos outros.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO