Coluna da quarta-feira
Seguindo a mesma linha adotada por outros estados, o governador Paulo Câmara (PSB) adotou medidas mais rígidas, a partir da próxima sexta-feira (26), em 63 municípios das regiões da Mata Norte, Agreste e Sertão de Pernambuco. A dura decisão veio após o alto número de pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Em Caruaru, o Hospital Municipal Manoel Afonso permanece com 100% de ocupação nos 10 leitos de UTI disponíveis. O Hospital Mestre Vitalino e o Hospital de Campanha, que têm sede em Caruaru e atendem 32 municípios da IV Gerência Regional de Saúde, também ficaram com os leitos voltados para casos graves da covid-19 lotados. Apesar de terem apresentado uma leve redução, a ocupação flutua acima dos 90%.
Já há algum tempo, o secretário estadual de Saúde, André Longo, vinha antecipando medidas severas caso não houvesse prudência. Os números são resultado de muito desleixo em relação às medidas sanitárias, como a falta do uso de máscara, caminhadas e carreatas nas eleições, festas clandestinas e feriadões regados a muita aglomeração. Atividades que não são consideradas essenciais, como os serviços de alimentação, igrejas, academia, shoppings, entre outros, não poderão funcionar entre 20h e 5h, de segunda a sexta, e de 17h às 5h, aos fins de semana.
A dúvida agora é em relação à proibição total de atividades econômicas como o comércio de rua e as feiras do Polo de Confecções do Agreste, que estão entre as maiores preocupações do Governo do Estado. Milhares de pessoas, entre sulanqueiros e compradores, circulam semanalmente em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, já chegou até a afirmar que as feiras de fim de ano foram as grandes responsáveis pelo aumento de casos entre o fim de 2020 e o início de 2021. Agora, os municípios terão um grande desafio para reverter a situação e poder evitar que o interior volte a passar pelas mesmas dificuldades enfrentadas ano passado.
O anúncio do decreto também caiu como uma bomba em setores que já vinham fragilizados, principalmente o de bares e restaurantes, além do setor de eventos, que retornaria nesta semana, mas teve a proibição prorrogada por mais 15 dias. Houve relaxamento da população, mas também do poder público, onde, em muitos municípios, já não há nem mais fiscalização e os próprios políticos, que deveriam dar o exemplo, posam em fotos sem máscara e promovendo aglomeração. A medida necessária, segundo especialistas, infelizmente veio em momento tardio, já que os números não subiram de uma hora para outra. Faltou pulso, vontade e planejamento.
Imunização – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), apresentou nesta terça-feira (23) um projeto que facilita a compra de vacinas contra o coronavírus por empresas privadas. O texto também permite que estados, municípios e o Distrito Federal assumam a responsabilidade civil por eventuais efeitos adversos provocados pelos imunizantes. Essa medida abre caminho para a aquisição de vacinas por governadores e prefeitos.
Reformas – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), avaliou que é possível a aprovação pelo Congresso Nacional da reforma administrativa em até dois meses e da reforma tributária em até oito meses. “O dever do Congresso reformista é entregar o que for possível, temos que fazer por partes e trazer melhoras para a sociedade”, defendeu Lira.
Reconduzido – O deputado Baleia Rossi (MDB) foi reconduzido como presidente do partido até outubro de 2022. O mandato terminaria em outubro deste ano, mas, por unanimidade, a sigla decidiu mantê-lo no comando como estratégia para as eleições do ano que vem. Recentemente, ele disputou a presidência da Câmara dos Deputados e foi derrotado por Arthur Lira (PP), com uma larga diferença de votos.
Recursos – O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, tem cumprido uma série de agendas em em Brasília, em busca de emendas parlamentares para requalificação do Teatro da UFPE. Quase nenhum deputado da bancada pernambucana ficou de fora das visitas.
Posse – Após prefeito e vice de Arcoverde serem afastados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o presidente da Câmara Municipal, Weverton Siqueira (PSB), conhecido como Siqueirinha, foi empossado prefeito interino da cidade. A defesa da chapa cassada tenta reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral. Os dois podem ficam inelegíveis por oito anos.