O prefeito do Recife, João Campos (PSB), entregou nesta quarta-feira (03), a Praça da Árvore, ambiente que teve o projeto assinado pela Lazo Arquitetura e Urbanismo em parceria com o Projeto Primeiro a Infância, da Agência Recife para Inovação e Estratégia – ARIES e a Fundação Bernard Van Leer, da Holanda.
No total foram investidos R$ 591 mil nas obras, que transformaram o local em um parque de interação e lazer para toda a família. A requalificação do espaço faz parte do conjunto de ações dentro do Projeto Recife 500 anos, que visa tornar o Recife uma cidade mais inclusiva e sustentável até 2037, quando a capital pernambucana completa seu quingentésimo aniversário.
A Praça da Árvore foi pensada com diferentes espaços para atender desde adultos com bebês, crianças de até 3 anos e crianças até 6 anos de idade. A praça possui uma área infantil coberta pela sombra da paineira (árvore que deu o nome da praça) com diversos brinquedos em madeira, bancos e fraldário para crianças menores.
O local conta ainda com outros três espaços de brincar: um formado por um gramado com morros e túneis, de modo a estimular o livre brincar das crianças; um jardim sensorial por onde as crianças podem andar e ter o contato com a natureza estimulado, além de uma fonte brincante com área molhada dedicada a brincadeiras com jatos de água que saem do piso.
A intervenção também se estendeu à área frontal do Compaz Governador Eduardo Campos. O trecho foi completamente requalificado, com alargamento do canteiro central da Avenida Aníbal Benévolo, reforma da parada de ônibus, construção de um faixa elevada e a requalificação de calçadas do entorno do equipamento. Atualmente o Compaz Eduardo Campos possui mais de 15 mil pessoas cadastradas.