Coluna da quinta-feira
Mesmo sem nunca ter sinalizado interesse em disputar o Governo de Pernambuco, nomes das mais diversas vertentes políticas citam a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), como provável candidata para a corrida pelo Palácio do Campo das Princesas em 2022. A ideia vem ganhado ainda mais força após vitória acachapante da tucana sobre os seus adversários no município.
Sem ter um projeto definido para tentar desbancar a Frente Popular, que deve apresentar Geraldo Julio (PSB) como candidato, Raquel surge como grande novidade em meio ao turbulento cenário para a oposição no estado. Nos últimos quatro anos, a atual gestora conseguiu quebrar as desconfianças que pairavam ao seu redor, ganhando musculatura para os próximos desafios.
Em um outro patamar da política, após ter passado pela agitada eleição do Recife, a deputada Marília Arraes (PT) fez uma importante referência quando citou, em entreista, que Caruaru poderá ter uma governadora. Alguns observadores da política entenderam o gesto da petista como um aceno com vistas para a próxima eleição. As duas atuam em campos opostos, mas têm em comum o desejo de vencer o PSB nas urnas.
Afinidades – A prefeita Raquel Lyra (PSDB) e a deputada Marília Arraes (PT) são protagonistas no cenário político estadual. As duas já militaram juntas no PSB e nutrem uma boa relação até os dias de hoje. O aceno da petista não foi a toa, o movimento mexe no tabuleiro eleitoral.
Investimento – Um grupo americano vai investir R$ 3 bilhões no Complexo de Suape, em Pernambuco. A termelétrica à base de gás natural liquefeito vai gerar dois mil empregos entre a construção e a operação. O anúncio foi feito ontem (13), pelo Governo do Estado.
Racha – Ao que tudo indica, o prefeito João Campos está mesmo disposto a provocar um racha na bancada do PSB. Ele é um dos que defendem o apoio ao deputado Arthur Lira (PP) na disputa pela presidência da Câmara, mas o partido já firmou compromisso com Baleia Rossi (MDB). Resta a dúvida para saber quantos rebeldes acompanharão os movimentos do gestor.
Esperança – Um avião da Azul irá decolar hoje (14), para a Índia, para trazer dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório Serum para Pernambuco. Em um trajeto sem escalas, a previsão é que o voo dure cerca de 15 horas. O Cargo saíra do Aeroporto dos Guararapes, no Recife, às 23h.
Impedimento – A Câmara dos EUA aprovou ontem (13), o segundo pedido de impeachment de Donald Trump. O republicano se tornou o primeiro presidente a ter dois processos de impedimento do mandato aprovados. A decisão segue agora para o Senado.