Erros geram consequências
No início da semana, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou um debate entre os candidatos a prefeito do Recife. Não foram só as falhas técnicas que repercutiram negativamente, mas o erro de Mendonça Filho (DEM) em polarizar com o desconhecido Victor Assis (PCO). Político calejado, o democrata se apequenou ao cair em uma provocação sem fundamento e acabou sendo ridicularizado.
Nem um iniciante participando da sua primeira eleição agiria da mesma forma que Mendonça, que acabou arrancando risos dos seus adversários. Essa era a primeira oportunidade que os prefeituráveis tinham para apresentar as propostas para o eleitor da capital pernambucana, e como a internet não perdoa, a reação do ex-ministro acabou virando piada no mundo cibernético.
Por muitos anos Mendonça Filho liderou a oposição no Recife, mas com o fortalecimento de Bolsonaro, novos atores mais à direita surgiram em busca de protagonizar esse espaço. Os seus antagonistas já entenderam qual é o seu ponto fraco e devem explorar sempre que tiverem a oportunidade. Se continuar entrando em polêmicas, o resultado deve ser o mesmo das últimas eleições majoritárias em que Mendonça esteve participou.
Mais polêmica – A decisão do juiz Nildo Nery, da 6ª Zona Eleitoral, garantiu ao candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) a vitória contra uma notícia publicada por Marco Aurélio (PRTB) nas redes sociais. Segundo o juiz, o ex-ministro da Educação estava sendo alvo de propaganda eleitoral negativa e fake news. A decisão foi pela exclusão da postagem.
Greve – Trabalhadores em Educação decretaram greve da categoria nesta quarta-feira (30), em assembleia virtual que contou com mais de 1.500 participantes, dentre professores, servidores administrativos e analistas da educação da Rede Pública Estadual de Pernambuco. Para o Sindicato, não há condições sanitárias e de deslocamento que assegurem a saúde de toda a comunidade escolar.
Inauguração – A Prefeitura do Recife inaugura, na manhã desta quinta-feira (1º), Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, o primeiro do Nordeste dedicado aos cuidados com a população acima dos 60 anos.
Debate – Amanhã (02), a Rádio Cidade realizará o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Caruaru. O momento tem sido esperado por todos que acompanham a política no município. Dos seis candidatos, o único que não marcará presença será Rafael Wanderley (UP), pelo fato do seu partido não atingir a representatividade necessária na Câmara Federal.
Exemplo – Fugindo do formato tradicional, o candidato a prefeito de Caruaru Marcelo Gomes (PSB) tem comprado pautas importantes para o bem estar da população. Durante a semana ele anunciou que não usará fogos com estampido durante sua campanha. Ontem (30), o socialista também informou que vai trocar as tradicionais carreatas por bicicleatas.