Dirigente do PT rebate críticas de Wanderson sobre habitacional

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
22 de agosto de 2020 às 19h27min
Foto: Társio Alves

Durante a semana, o deputado estadual Wanderson Florêncio (PSB) questionou a decisão do prefeito Geraldo Julio (PSB) de anunciar a construção de dois conjuntos habitacionais no antigo terreno do Aeroclube, às vésperas da eleição. O parlamentar sugeriu a construção de um “parque verde” e foi criticado pelo ativista Felipe Cury (PT). Confira:

“A construção de habitações para os moradores das palafitas da Comunidade do Bode, no Pina, foi objeto de discussão realizada com a comunidade, sendo amplamente votada diretamente pela população desde 2011 nas plenárias do Orçamento Participativo.

Ao longo dos anos, nós estivemos juntos com os moradores em diversas ocasiões, pressionando a Prefeitura do Recife para que cumprisse com o que foi deliberado e prometido pelo prefeito na eleição que garantiu o seu primeiro mandato em 2012.

Durante muito tempo a solução dada pelo poder público municipal era retirar as pessoas do seio de sua comunidade e enviar para outros locais, arrancando-as do seu território e interferindo em suas vidas, sem ouvir o que de fato elas queriam para si. Se ouvissem a comunidade, teriam alguma compreensão sobre a inviabilidade disso. Boa parte das pessoas da Comunidade do Bode, vive da pesca e da venda de mariscos. Tirar essas pessoas do lugar, é também acabar com a atividade que elas desenvolvem para gerar renda.

Recentemente o deputado estadual Wanderson Florência (PSC), criticou o início das obras do habitacional e defendeu apenas a criação de um parque verde no local. Isso significa defender apenas os que já tem moradia, e quando o denomina “Parque Boa Viagem”, ainda é excludente, pois o Aeroclube é localizado no bairro do Pina e deveria ser planejado para obras que beneficiem os moradores, com a realização da obra votada e aprovada pela comunidade. A prioridade é a urbanização do Bode, são os habitacionais, e também a criação de um parque, preservando o meio ambiente, para usufruto de toda cidade.

É bem verdade que a Prefeitura do Recife foi negligente, retardando a construção das moradias, e, conveniente a retomando nesse momento que se aproxima o pleito eleitoral. Mas a proposta do deputado sobre a construção de um parque que vai retirar das famílias a oportunidade de viver mais dignamente, é ineficiente. Vamos continuar acompanhando ao lado da população e cobrando a execução da obra que já foi paralisada por duas vezes. Nosso maior desejo continua sendo a remoção das famílias que vivem em palafitas, que a obra seja realizada, que a gestão municipal seja transparente no processo e que mais pessoas tenham moradia digna e de qualidade.”

Felipe Cury
Ativista, Gestor Público e Dirigente do PT- PE

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO