O destino do PSD no Recife
Político experiente, o deputado federal André de Paula, que também preside o Partido Social Democrático (PSD) em Pernambuco, tem tratado com muita cautela a sucessão municipal do Recife. O parlamentar tem sido procurado por diversas lideranças políticas, tanto do campo da situação, quanto da oposição. Inclusive, recentemente participou de conversas com o deputado e pré-candidato João Campos (PSB).
André chegou a ter seu nome lançado na capital pernambucana, mas nunca chegou a levar a ideia adiante. O deputado continua não descartando hipóteses, mas tem afirmado que o destino do PSD só será anunciado na convenção, após cumprir a etapa de consultas e conversas necessárias. Atualmente a sigla faz parte da Frente Popular, onde ocupa a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, com Rodrigo Novaes, e a Secretaria de Meio Ambiente do Recife, com José Neves.
Apesar de todo o suspense envolvendo o destino do PSD, é possível que o partido mantenha a aliança com os socialistas, assim como aconteceu com o MDB esta semana. A falta de um entendimento entre os membros da oposição já tem causado um enfraquecimento eleitoral, que pode acabar levando outros nomes a apoiarem o projeto de João Campos.
Sem chantagem – André de Paula tem dialogado com o PSB para tentar garantir o apoio dos socialistas às pré-candidaturas de Raffiê Dellon (PSD), em Caruaru, e de Júlio Lóssio (PSD) em Petrolina. Entretanto, o parlamentar garante que essa não é uma condicionante para um apoio a João Campos no Recife, caso seja confirmada a manutenção da aliança.
Reconhecimento – A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou uma lei que dá o título de Patrono dos Direitos Humanos de Pernambuco a Dom Hélder Câmara. O autor da lei, já sancionada pelo governador Paulo Câmara (PSB), é o primeiro-secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB).
Militar – Visando se aproximar do eleitorado de Bolsonaro, o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) passou a se apresentar como Coronel Alberto Feitosa. Ele é pré-candidato a prefeito do Recife e diariamente tem disparado duras críticas contra as gestões do PSB, das quais ele fazia parte até pouco tempo. Vai entender.
Lazer – A prefeita Raquel Lyra (PSDB) realizou na última terça (11), a entrega da segunda etapa da Via Parque. Ela é composta por ciclovia, academia de saúde, academia da terceira idade (ATI), dois parques infantis, duas quadras poliesportivas e bicicletário. Todo o projeto contempla um total de sete mil metros de intervenções, abrangendo cerca de 14 bairros da cidade, com uma estimativa de 150 mil pessoas beneficiadas.
Camaleão – O presidente Bolsonaro anunciou ontem (12) que o novo líder do seu governo na Câmara será o deputado Ricardo Barros (PP). Ele já foi líder do governo Fernando Henrique (PSDB) e vice-líder de Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT). Barro também foi ministro da Saúde no governo tampão de Michel Temer (MDB).