Coluna da segunda: papel indefinido 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de julho de 2024 às 00h00min
Foto: Rodolfo Loepert

Primeira mulher eleita para a função de vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT) não será mantida na chapa liderada pelo prefeito João Campos (PSB). Como já não é mais novidade para ninguém, o nome anunciado nesta segunda (22) será o de Victor Marques (PCdoB), ex-chefe de gabinete do gestor.

Presidente do PDT no Recife, Isabella não engoliu a posição da direção nacional do seu partido de apoiar Túlio Gadêlha (Rede) e com o imbróglio dessa indefinição na federação, ela ainda nutria esperança de ser mantida na vice. A legenda deve convocar a convenção para 5 de agosto e a expectativa é que pelo menos uma chapa proporcional seja apresentada.

Embora ocupe um espaço importante na gestão, o papel de Isabella nesta campanha ainda está indefinido, sobretudo porque não fortaleceu o PDT no município. Passado o período eleitoral, ela vai precisar recalcular sua rota pensando em 2026, caso ainda almeje ocupar um mandato eletivo. Uma reaproximação com Raquel Lyra (PSDB) seria uma opção, já que seu partido integra o governo estadual.

Roteiro – Logo que desembarcar no Recife, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, se reunirá com dirigentes da legenda para tratar sobre a eleição municipal. Em seguida, ela se reunirá com o prefeito João Campos (PSB) na sua residência. No fim da tarde, a deputada participa do evento da Frente Popular, que vai oficializar Victor Marques (PCdob) como vice do socialista.

Petistas com Dani – Apesar de não terem declarado publicamente apoio a Dani Portela (PSOL) para prefeita do Recife, o deputado João Paulo (PT) e a pré-candidata a vereadora Karina Santos (PT) estiveram na convenção que oficializou Portela. Sem a vice de João Campos (PSB), a chance da militância petista aderir ao projeto municipal representado pela deputada é grande. E parece que já iniciou.

Conscientização – Pré-candidata a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino (UB), comunicou, na última semana, que não fará uso de fogos com estampido durante a pré-campanha e campanha eleitoral. A medida é para não afetar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), crianças, idosos e animais. O bom exemplo deveria ser seguido em outras cidades.

Surpreendeu – Presidente do Republicanos em Caruaru, o candidato a vereador Delegado Lessa reuniu centenas de pessoas no último sábado (20), durante convenção da legenda. Do ponto de vista político, o evento foi grandioso e bastante representativo, reunindo nomes da política local, estadual e nacional, já que contou com a presença do ministro Silvio Costa Filho.

Demonstração de força – Os partidos da base do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) têm realizado suas convenções com eventos mais internos, voltados exclusivamente aos pré-candidatos. O objetivo é deixar para mobilizar os aliados para o dia 4 de agosto, quando acontecerá o encontro do PSDB, demostrando força total com toda a coligação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO