Coluna da quarta: pressão na Saúde

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de maio de 2024 às 00h00min
Foto: Amaro Lima

Área bastante delicada em qualquer governo, a saúde tem gerado pautas negativas para o governo Raquel Lyra, mesmo com o esforço da tucana de fazer importantes anúncios para o setor. Veio ontem (21), de deputados do PSB, a cobrança mais dura, que foi o pedido público de exoneração da secretária Zilda Cavalcanti.

Quando foi prefeita de Caruaru, Raquel teve excelentes secretários nesta mesma pasta, que fizeram um trabalho reconhecido pela população, principalmente no período da pandemia; diferente de Zilda que vem colecionando situações adversas nas últimas semanas.

A recente mudança em cargos estratégicos no Hospital Dom Moura, após a visita da Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe é a sinalização de que algo estava errado. A unidade vem sendo alvo de frequentes críticas de quem precisa acessar o equipamento. O outro elemento foi a redução em R$ 1,2 bilhão de investimentos em assistência hospitalar.

Novos elementos que visam expor ainda mais a fragilidade na saúde devem surgir e os parlamentares não descartam encaminhar denúncias ao Tribunal de Contas do Estado ou até mesmo à abertura de uma CPI. Embora o assunto ainda não tenha ganhado o noticiário, ele faz parte das rodas de conversa nos corredores da Casa de Joaquim Nabuco.

Jantar animado – Prefeito de Paudalho, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia (Podemos), comandou uma animada confraternização na noite de ontem (21), com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), prefeitos, deputados, senadores e integrantes do governo Lula. Os gestores pernambucanos seguem em Brasília até a quinta (23).

Valorização – No telão do jantar da Amupe, um fato chamou atenção. Foram exibidas fotos de agendas do atual presidente, Marcelo Gouveia (Podemos), mas também dos presidentes anteriores, Márcia Conrado (PT) e José Patriota (PSB). Uma prova do reconhecimento de Marcelo aos seus antecessores.

Meta ousada – Presidente do PDT em Pernambuco, o secretário executivo da Previdência Social, Wolney Queiroz, revelou que a legenda vem trabalhando para eleger quatro ou cinco vereadores neste ano, em Caruaru. O partido, que atualmente conta com dois parlamentares no município, montou uma chapa proporcional bastante competitiva.

Chapa pronta – A oposição deve anunciar, em breve uma chapa composta pelo atual, vice-prefeito de Toritama, Romero Leal (PSDB), e Helloysa Ferreira (PSD), que em 2022 disputou a eleição para estadual. A dupla tem circulado junta em ambientes políticos e representa a união da governadora Raquel Lyra (PSDB) e da ex-deputada Marília Arraes (SD) na cidade.

Apoio da bancada – O prefeito de Salgueiro, Dr. Marcondes Sá (PSB), conseguiu um feito importante para a disputa pela reeleição. O chefe do Executivo municipal conquistou o apoio dos três senadores pernambucanos. Fenando Dueire (MDB), Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT) estarão juntos no palanque de Marcondes.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO