O juiz Friedmann Anderson Wendpap, da Justiça Federal no Paraná, aceitou pedido da Lava Jato para bloquear 10% do salário do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo Bolsonaro no Senado.
O magistrado também determinou bloqueio de 10% dos salários dos deputados Arthur Lira (PP) e Eduardo da Fonte (PP) e do ex-deputado Luiz Fernando Faria (PP). Todos respondem por improbidade administrativa.
A retenção de parte dos salários é para garantir reparação à Petrobras por desvios em contratos com construtoras. Nas ações, o MPF e a Petrobras cobram mais de R$ 5,7 bilhões de indenização.
Em nota, a defesa de FBC alegou que a decisão refere-se à ação de improbidade administrativa ajuizada em 2018 e que vai recorrer.
Leia a nota na íntegra:
“A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho esclarece que a decisão da 1ª Vara da Justiça Federal de Curitiba refere-se à ação de improbidade administrativa ajuizada em dezembro de 2018. Os supostos fatos mencionados na ação instruíram o Inquérito Criminal 4005, arquivado pelo Supremo Tribunal Federal por ausência de provas que justificassem sequer abertura de ação penal. Além disso, a ação de improbidade administrativa está prescrita em relação ao senador, circunstância reconhecida pelo próprio Ministério Público Federal. A defesa informa ainda que vai recorrer da decisão.”