Foi aprovado na Câmara Municipal do Recife, nesta terça (14), o projeto nº 207/2023, que torna a Festa do Morro da Conceição em patrimônio cultural imaterial do Recife. A proposta é de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) em conjunto com o vereador Eriberto Rafael (PP). Agora, o PLO segue para sanção do prefeito João Campos (PSB).
Liana Cirne comemorou a aprovação do Projeto de Lei e afirmou que “é uma alegria formalizar a homenagem”.
“A Festa do Morro da Conceição já é um patrimônio cultural e agora passa a ser formalmente reconhecida por Lei. Todos os anos a festa leva milhares de fiéis aos pés da santa da imaculada Conceição, não apenas do Recife, mas também de outras regiões de Pernambuco e do Brasil. Um ato devocional grandioso e importante no ciclo comemorativo da cidade. Uma festa ligada à religião, mas também ao movimento popular, que luta e resiste cotidianamente. A festa é parte da memória social da nossa gente”, afirma Liana Cirne.
Neste ano a festa completa 119 anos, levando milhares de fiéis aos pés da imagem de 3,5 metros e quase duas toneladas, que foi trazida de navio da França. O monumento foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1904, pelo então bispo de Olinda, dom Luiz Raymundo da Silva Britto. Exatos 70 anos depois, o então arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara, criou a paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro. Em 2015, dom Fernando Saburido elevou a igreja matriz à condição de Santuário Arquidiocesano.