Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (17), a nomeação da delegada da Polícia Federal Dominique de Castro Oliveira, para exercer o cargo de secretária executiva de Defesa Social. O ato tem efeito retroativo a 4 de outubro. Um dia antes, a União já tinha publicado a cessão da servidora ao governo Raquel Lyra. A portaria foi assinada por Ricardo Capelli, secretário executivo do Ministério da Justiça, comandado por Flávio Dino, que esteve em Pernambuco na semana passada.
Servidora de carreira da Polícia Federal, Dominique ganhou destaque em dezembro de 2021, quando foi afastada da Interpol, após dar continuidade à extradição do bolsonarista Allan dos Santos. À época, ela foi afastada do cargo pelo governo Bolsonaro e passou a atuar em outras funções na PF. Dominique também já foi delegada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro.
Apesar da nomeação ter saído só agora, Dominique já vinha se inteirando das funções, tendo, inclusive participado de um encontro, realizado ainda na primeira quinzena de setembro, para a assinatura de acordo de cooperação técnica entre a SDS e a PF para o combate ao crime organizado em Pernambuco. Na passagem por Pernambuco, na última quarta-feira (11), o ministro Flávio Dino detalhou as apreensões de armamento realizadas neste ano pelo governo Lula e enfatizou a parceria da União para combater as organizações criminosas no estado.
“Em relação a Pernambuco, nós estamos apoiando essas ações do Estado, das Prefeituras, e esse é o caminho. O crime organizado no Brasil vem de décadas e não existe um olhar culpabilizador: ‘a responsabilidade é federal, é estadual, é municipal’. O que a população quer é um trabalho conjunto. Nós estamos tirando do papel o Susp (Sistema Único de Segurança Pública). Nós somos o primeiro governo que está tirando do papel o que foi liderado por outro pernambucano, Raul Jungmann”, disse.