Lessa se movimenta para 2024, mas enfrenta um dilema partidário 

Opinião
Por Américo Rodrigo
9 de outubro de 2023 às 08h25min
Foto: Roberto Soares

Mantendo mistério sobre qual será sua participação nas eleições de 2024, o ex-deputado Erick Lessa, filiado ao PP, vem dando sinais de que pode disputar a Prefeitura de Caruaru ou compor alguma chapa majoritária. Apesar da quantidade de agendas e a presença mais ativa nas redes sociais, para concorrer no próximo ano, ele teria que deixar sua atual legenda, já que o partido Progressistas é comandado na cidade pelo vereador Anderson Correia, que vai caminhar com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). 

Lessa ganhou evidência em 2013, quando coordenou a Operação Ponto Final, responsável por prender 10 vereadores na época. Três anos depois, ele disputou o comando do Palácio Jaime Nejaim pelo PL e por muito pouco não chegou ao segundo turno. Já no PP, em 2018, Erick concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa e obteve êxito, mas em 2022 não teve o mesmo sucesso, amargando a segunda suplência.

É fato que o ex-parlamentar ainda detém um bom capital político na Capital do Agreste, mas terá que usá-lo de maneira muito bem calculada. O Progressistas, que em Pernambuco é liderado pelos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, tem preparado diversas candidaturas para o pleito municipal do próximo ano, incluindo os deputados estaduais Claudiano Martins Filho (Águas Belas) e Henrique Queiroz Filho (Limoeiro), além da 1ª suplente Roberta Arraes (Araripina).

Embora não fale a mesma língua das principais lideranças da sigla, por ser segundo suplente, Lessa pode voltar a ser deputado em janeiro de 2025, caso dois desses três citados vençam a eleição nos seus municípios. Mas, se Erick quiser mesmo deixar o PP para tentar a sorte em outubro de 2024 por outro partido, perderá a chance de possivelmente retornar à Alepe.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO