Por solicitação do deputado estadual Waldemar Borges (PSB), a Assembleia Legislativa de Pernambuco instala, na próxima terça-feira (12) a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. A reunião acontece no Plenarinho I do Edifício Miguel Arraes, às 17h.
A Frente visa apoiar e articular a apresentação e a aprovação de proposições legislativas de interesse do segmento cooperativista, bem como continuar o amplo debate sobre o tema, iniciado em 2002 com a primeira instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo, que atuou de forma conjunta entre os cooperados e a Casa Joaquim Nabuco.
O grupo terá como coordenador-geral o deputado Waldemar Borges, autor do requerimento Nº 0756/2023 de 26 de Abril de 2023, que deu origem ao colegiado. “O cooperativismo, além de garantir uma divisão mais justa dos resultados financeiros dos empreendimentos, é também uma forma de os pequenos e médios empreendedores se organizarem para disputar mercados globalizados, cada vez mais dominados pelas grandes empresas. Em Pernambuco o cooperativismo já é uma realidade bastante expressiva, com algo em torno de 157 cooperativas, com 160 mil cooperados em diversos ramos. Esta Casa hoje está mais uma vez se colocando para dar o apoio político necessário para que o cooperativismo pernambucano possa se fortalecer ainda mais”, ressalta o parlamentar.
Também são membros da Frente Parlamentar do Cooperativismo os deputados Izaías Régis (PSDB); João Paulo (PT); Antonio Coelho (UB); Joãozinho Tenório (Patriota); Jefferson Timóteo (PP); Simone Santana (PSB); José Patriota (PSB); Luciano Duque (SD); Joaquim Lira (PV); Jarbas Filho (MDB); Sileno Guedes (PSB); Rodrigo Farias (PSB) e João Paulo Costa (PCdoB). “Nosso objetivo é que A Frente possa contribuir para mudanças sociais que possam promover políticas públicas voltadas para fortalecer e efetivar as práticas cooperativistas”, concluiu Waldemar Borges.