Reforçando a conscientização da população sobre os cuidados necessários para evitar transtornos no período chuvoso e capacitar os pequenos ipojucanos, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, iniciou, nesta terça-feira (4), um trabalho educativo nas escolas do município. A iniciativa “Defesa Civil Amiga das Crianças” tem como objetivo dar orientações sobre as atividades da instituição e repassar alertas e precauções a serem tomadas em situações de risco e na rotina do dia a dia.
A ação, uma parceria entre as secretarias de Defesa Social, Educação, Administração e Comunicação, visa orientar os estudantes, demonstrando de forma lúdica, com a ajuda de uma cartilha, temas importantes. No material, são abordados assuntos como o descarte correto do lixo para evitar alagamentos, como identificar uma área de risco e quais os sinais que podem ocorrer no local de um deslizamento. “As crianças também aprendem mais sobre o trabalho da Defesa Civil e como podem se tornar agentes multiplicadores do que entenderam, levando as informações para os familiares e vizinhos”, destacou o coordenador da Defesa Civil do Ipojuca, Daniel Pessoa.
O projeto teve uma primeira atividade piloto na Escola Municipal Elisa Emília, no bairro de São Miguel. Já o lançamento oficial ocorreu hoje com os estudantes da Escola Santo Cristo, no Centro do Ipojuca. Para a coordenadora pedagógica da unidade, Sandra Lopes, “o município já trabalha esse tema que está incluso nas metas da ODS com um olhar no processo de desenvolvimento das crianças para o cuidado com a cidade e o meio ambiente”, afirmou. “Está sendo muito receptivo, e trabalhar com as crianças nesse processo de formação é muito mais positivo”, disse a agente de Defesa Civil, Priscila Viana. Até novembro, a previsão é que 15 escolas do Ipojuca sejam visitadas, beneficiando mais de seis mil estudantes do 1º ao 5º ano.