Coluna da quinta: PSDB se torna partido atrativo em Pernambuco

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
7 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Alexandre Aroeira

Após a revoada dos tucanos eleitos e reeleitos pelo PSDB para o PSD, o presidente da legenda, deputado Álvaro Porto, e o vice, Gabriel Porto, estão empenhados em reestruturar a sigla para 2026, quando o partido pretende ampliar cadeiras na Alepe e voltar a ter representação na Câmara Federal.

Álvaro vem trabalhando novas filiações que visam dar uma cara renovada ao PSDB, a exemplo da suplente de deputada federal Cristiane Moneta, que já chegou ao partido com a missão de realizar um trabalho junto às mulheres, valorizando a representatividade feminina na política.

Com o apoio ao prefeito João Campos (PSB) para o Governo do Estado praticamente encaminhado, o PSDB será uma alternativa para quem deseja fugir do “chapão” e procura um caminho mais curto para conquistar um mandato sem precisar disputar espaço com tantos nomes já consolidados em outras legendas.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Salto – Nome de confiança do prefeito João Campos (PSB) na Câmara Municipal do Recife, o líder do governo, Samuel Salazar (MDB), deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados no próximo ano. A coluna apurou que o projeto ainda está em gestação, mas bem avançado.

Agenda no Recife – Quem desembarca nesta quinta (7) na capital pernambucana é o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Além de palestra na UFPE, às 14h, o parlamentar paulista lança, às 18h30, na Livraria Jardim, o livro “Pra Onde Vai a Esquerda?”.

Pressão – Alguns parlamentares bolsonaristas em Pernambuco querem, a todo custo, que o senador Fernando Dueire (MDB) se posicione sobre o pedido de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, apresentado no Senado. O vereador Gilson Filho (PL) chegou a divulgar o e-mail e telefone do gabinete do congressista para seus seguidores nas redes sociais.

Postura firme – Os presidentes da Câmara e do Senado anunciaram punições a deputados e senadores que tentarem obstruir os trabalhos nas duas Casas. O movimento é uma forma dos parlamentares bolsonaristas para pressionar que o projeto de anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado e o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes sejam pautados.

Caminho de volta – Ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e do prefeito do Recife, João Campos (PSB), a senadora pelo Maranhão, Ana Paula Lobato, oficializou seu retorno ao PSB. Antes, ela era filiada ao PDT. Com isso, os socialistas passam a contar com uma bancada de cinco parlamentares no Senado Federal.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO