
Desde que assumiu a Prefeitura de Caruaru, em 2022, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) elencou a geração de emprego e renda como prioridade de sua gestão. E deu certo. Nos últimos anos, o município recebeu empresas e atacadistas que impulsionaram a criação de novas vagas de trabalho. Também houve avanços na construção civil.
É fato que a Capital do Agreste acompanha uma tendência de evolução estadual e nacional, mas o município se destaca por ter liderado o ranking de empregos criados entre as cidades do interior no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Com bom trânsito entre as principais entidades empresariais, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo, tem sido uma peça fundamental dessa engrenagem, auxiliando Pinheiro na atração de investimentos e na articulação com o setor produtivo.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Avaliação – De acordo com o deputado João Paulo (PT), a CPI instalada na Alepe para investigar os gastos do Executivo com publicidade “nasce sem força”. O petista acredita que a comissão não avançará da forma como a oposição deseja. O parlamentar também revelou que não foi consultado sobre a assinatura do requerimento apresentado pela deputada Dani Portela (PSOL).
Composição – Com direito a quatro indicações, partidos que integram o “blocão” governista na Alepe já estão debatendo quais nomes devem participar da CPI. De acordo com o que a coluna apurou, o PP defende a presença do deputado Antônio Moraes na comissão. Já a deputada Débora Almeida, líder do PSDB na Casa, também demonstrou interesse em participar
Burocracia – A CCLJ da Alepe aprovou a dispensa do requisito de residência para que a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) receba o Título de Cidadã Pernambucana, apresentado pelo deputado Júnior Tércio (PP). Como a ex-ministra de Bolsonaro nunca morou no estado, é necessário todo um trâmite para que a iniciativa se torne projeto e avance nas comissões.
Prejuízo – A queda de Danilo Cabral da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste foi uma grande perda para Pernambuco. O ex-deputado vinha desempenhando um bom trabalho à frente do órgão, com atuação reconhecida pelos setores público e privado, que defenderam sua permanência no cargo. A Sudene vinha de um período nefasto durante o governo Bolsonaro e voltou a ser respeitada.
Recepção – No próximo sábado (9), o Recife receberá o seminário “Esfera Infra”, que reunirá políticos e representantes do setor privado para debater soluções para a infraestrutura do país. Com a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito João Campos (PSB) como anfitriões, o evento deve contar com a presença de quatro ministros do governo Lula: Alexandre Silveira, Jader Filho, Silvio Costa Filho e Simone Tebet.