Coluna da sexta: mais perto da vitória

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
23 de maio de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Com os recuos de Prazeres Barros e Messias Melo na disputa pela presidência estadual do PT, ambos declarando apoio ao deputado Carlos Veras, e o consenso entre os candidatos da CNB, corrente majoritária do partido, o favoritismo do atual primeiro-secretário da Câmara Federal está consolidado.

Embora o vereador Osmar Ricardo e o ex-deputado Fernando Ferro tenham mantido suas candidaturas ao comando da sigla, eles representam tendências com menor capital político dentro do PT e não devem alterar o cenário já desenhado. Nos bastidores, o clima é de eleição definida, com as discussões agora voltadas para a composição da executiva estadual.

Essa não é uma eleição interna qualquer. Pernambuco já respira a polarização entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito João Campos (PSB), com setores do PT divididos sobre o apoio a eles. Em meio a esse cenário, o projeto de reeleição do senador Humberto Costa. O Processo de Eleição Direta (PED) está marcado para 6 de julho.

Poder concentrado – Considerado o “prefeito” da Câmara Federal por ocupar a primeira-secretaria da Casa, o deputado Carlos Veras está com a faca e o queijo na mão para ampliar ainda mais sua influência. Em breve, assumirá a presidência do PT em Pernambuco, cargo que lhe dará a prerrogativa de liderar o diálogo com as demais forças políticas do estado.

Ciclos – A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), se reúne nesta sexta (23) com o senador Humberto Costa (PT) para oficializar o seu desembarque da CNB, corrente interna da legenda. Passará a integrar o grupo da senadora Teresa Leitão (PT), que em Pernambuco lidera uma outra frente de filiados ao Partido dos Trabalhadores.

Quebrando a polarização – O diretório do PSOL em Pernambuco se reúne amanhã (24) para debater a tática eleitoral de 2026. Na ocasião, o partido vai escolher o nome da pré-candidatura ao Governo do Estado, que será anunciada no mesmo dia. Em 2018, a legenda apresentou o nome de Dani Portela para o Executivo. Em 2022 o indicado para as disputa foi João Arnaldo. 

Pauta – Durante coletiva de imprensa após agenda institucional em Caruaru, nesta sexta (23), a governadora Raquel Lyra (PSD) fez um apelo aos deputados estaduais. Ela convocou o Legislativo a votar as indicações para a presidência da Adagro, administração de Fernando de Noronha e, principalmente, a autorização do empréstimo de R$ 1,5 bilhão para o Estado.

Parêntese – Reunido ontem (23) com três ministros do governo Lula, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, fez questão de dizer que é filiado ao Partido Liberal, mas que não poderia deixar de reconhecer a atenção do Governo Federal com a cidade. “Eu tenho esse sentimento de gratidão por tudo que tem sido feito pelo nosso município”, disse.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO