
Nesta quinta (15), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), realizou uma vistoria no serviço de limpeza do Canal do Prado, situado na Avenida Abdias de Carvalho. A intervenção, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), dá continuidade ao programa Ação Inverno, iniciado em janeiro deste ano, com a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, para o período de chuvas na capital, visando melhorar o escoamento de água com a retirada de resíduos desses sistemas de macrodrenagem.
“Acompanhamos o trabalho do COP, à noite, de madrugada e hoje cedo pela manhã, mas sempre fazemos questão de estar acompanhando o trabalho na rua também. São milhares de pessoas trabalhando. Aqui no Prado, realizando a limpeza de um dos canais, já foram mais de 60 toneladas que foram retiradas”, informou o prefeito João Campos. “Isso faz parte de um plano de investimento ao longo de todo o ano, não só na chuva. Temos que fazer principalmente no verão, no período que não chove, para garantir uma cidade mais preparada para o período chuvoso”, ressaltou.
A intervenção deu início no último dia 8 e deverá ser finalizada no final deste mês. Outros 66 canais já foram limpos, 11 estão com a ação em andamento e mais 19 estão programados para iniciar em breve, dando continuidade nos serviços para atender os 99 canais que cortam o município até meados de setembro. Até agora, foram removidas mais de 64 mil toneladas de resíduos dos canais beneficiados com a ação de limpeza.
Trabalho ao longo do ano
A Emlurb vem trabalhando constantemente ao longo dos anos na execução de serviços que minimizam os transtornos ocasionados pelas chuvas durante o período de inverno da cidade. Além disso, a autarquia tem levado educação socioambiental para sensibilizar a população sobre a importância de não jogar lixo nos canais, galerias e encostas.
Esse trabalho também será realizado durante todo o ano, assim como a limpeza de galerias e canaletas, manutenção da arborização urbana, capinação, remoção de entulhos, intensificação na manutenção de pavimentos das vias e a recuperação de escadarias, muros de arrimo e pontilhões, que também fazem parte das atribuições do órgão.