
O 8º Congresso Pernambucano de Municípios foi palco de uma mesa temática sobre a importância dos consórcios para o desenvolvimento municipal. Entre os pontos destacados, foram listadas vantagens como a economia de escala, a melhoria da eficiência, o acesso a recursos, o planejamento regional integrado, a atuação mais estratégica e o fortalecimento institucional. Durante a mesa, também se falou bastante sobre a importância da inspeção municipal como forma de impulsionar as atividades dos micro e pequenos empreendedores locais. O evento é promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), e a moderação da mesa temática ficou a cargo do prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB).
No início das apresentações, Gilsoni Lunardi Albino, consultor de inovação para consórcios públicos, destacou a relevância dos consórcios em ações de continuidade, e não apenas em iniciativas pontuais. Ressaltou ainda que a tecnologia tem se aproximado dos municípios para agilizar processos. “O nosso consórcio de inovação para a gestão pública oferece uma série de soluções aos municípios, como ações com georreferenciamento, gestão de obras, ferramenta de licenciamento ambiental, entre outras. Nossa intenção é firmar parcerias com consórcios regionais para expandir essas soluções“, destacou o consultor.
A consultora do Sebrae e da Amupe, Inês Castro Costa, enfatizou a importância do Serviço de Inspeção Municipal executado por consórcios, especialmente voltado para produtos alimentícios e pequenas produções. “Essa é uma ação que acaba garantindo melhor preço para o produtor, diversidade, mais segurança para o consumidor — todos ganham. Com o mercado aquecido, criam-se mais empregos, aumenta-se a renda e dá-se continuidade às atividades produtivas das cidades, além de desburocratizar os processos”, ressaltou.
Judi Nóbrega, diretora do Departamento de Suportes e Normas do Ministério da Agricultura e Pecuária, também reforçou a importância do serviço de inspeção como forma de desenvolver as atividades produtivas municipais. “Trata-se de um instrumento de gestão que promove saúde, reforça os potenciais de mercado e facilita o acesso a políticas públicas. Onde não há inspeção, os produtores ficam invisíveis para o mercado consumidor”, afirmou.
Por fim, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) — que foi prefeita de São Bento do Una entre 2013 e 2020, exerceu a diretoria da Amupe e presidiu o consórcio COMUPE — também destacou a importância dos consórcios. “O consórcio é fundamental para o desenvolvimento das cidades e das regiões, porque juntos os municípios ficam mais fortes. Eu sempre incentivo os prefeitos a participarem dos consórcios, pois assim podem compartilhar experiências e otimizar o orçamento municipal”, afirmou.
Atualmente, a deputada coordena a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que tem forte sinergia com o desenvolvimento municipal. “Os negócios que movimentam a economia estadual começam nas cidades. Nossa frente será uma ferramenta para melhorar esse ambiente de negócios, ajudando a desenvolver o potencial dos produtores e empreendedores locais”, finalizou a parlamentar.