Coluna da quarta: apontando para o futuro 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
23 de abril de 2025 às 00h00min
Foto: Leandro de Santana

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), decidiu não perder tempo. No primeiro dia útil após os feriados da Semana Santa e de Tiradentes, ele anunciou um pacote de ações voltadas à segurança pública que irão beneficiar a população do segundo maior município do estado.

Além da entrega da sede do comando da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Executiva de Segurança Cidadã, houve a promoção de 42 guardas a sub-inspetores, o que é uma sinalização de que segurança será tratada como prioridade. Visando o fortalecimento da tropa, Mano também iniciou o processo de armamento da GCM junto à Polícia Federal.

Medeiros inicia seu segundo governo com o pé no acelerador e fazendo entregas em diversas frentes. Somadas as iniciativas de segurança comunicadas ontem (22) a um conjunto de políticas públicas, o prefeito tem reforçado o compromisso de uma gestão que aponta para o futuro com as ações desenvolvidas.

Justiça – Enquanto discursava na tribuna da Alepe na tarde de ontem (22), a deputada Rosa Amorim (PT) foi informada que o suspeito de atropelar militantes do MST no dia 15 de abril teria sido preso. Um deles, Gideone Sinfrônio, segue internado no Recife e precisa de transfusão de sangue para permanecer vivo.

Proposição – O vereador Anderson Correia (PP) apresentou um projeto pedindo que a Prefeitura de Caruaru inclua na grade extracurricular das escolas da rede pública municipal de ensino a disciplina sobre “Educação em Direito dos Animais”. A matéria vai tramitar nas comissões da Câmara Municipal para só depois ser votada em plenário.

Saúde – O presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, celebrou a notícia da construção de um hospital da Fundação Altino Ventura em Petrolina. Serão nvestidos R$ 30 milhões no novo equipamento que será erguido na principal cidade do Sertão pernambucano. A unidade é uma luta antiga de quando ele foi deputado.

Exposição – A Câmara dos Deputados realiza, de 23 de abril a 14 de maio, a mostra individual J. Borges: Poesia e Arte, que reúne mais de 70 obras, entre matrizes e gravuras, além de dezenas de folhetos de cordel criados e publicações ilustradas pelo artista pernambucano. A iniciativa é do primeiro-secretário da Casa, deputado Carlos Veras (PT).

Recusa – Dado como certo para o Ministério das Comunicações, o líder do União Brasil, deputado Pedro Lucas, não aceitou o convite para comandar a pasta que está sem titular desde a saída de Juscelino Filho. A decisão foi comunicado pelo parlamentar nesta terça (22).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO