
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), está presente no evento de lançamento do Recicla+Pernambuco, realizado na noite desta terça (15), no Palácio do Campo das Princesas. O novo programa estadual foi inspirado em uma iniciativa sustentável que nasceu na Capital do Xaxado e transformou o processamento de materiais recicláveis no município.
Esta é a primeira agenda de Márcia ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD), depois que a chefe do Executivo estadual nomeou seu adversário no Governo. Na eleição de 2024, a prefeita foi uma das poucas pessoas que disputaram contando com o apoio de Raquel e do prefeito do Recife, João Campos (PSB) – que devem se enfrentar em 2026.
Com a campanha do próximo ano já sendo uma realidade, no mês passado a governadora deu posse a Miguel Duque (Podemos) como novo presidente do IPA. Além de ter sido candidato a prefeito contra Márcia, ele é filho do deputado estadual Luciano Duque (SD), que se tornou principal adversário dela em Serra Talhada.
Menos de 7 dias depois, Márcia recebeu João Campos em Serra Talhada, sinalizando um distanciamento de Raquel. Em conversa com o Blog Cenário na chegada ao Palácio do Campo das Princesas, Márcia evitou responder sobre alianças com o prefeito ou a governadora para 2026, mas reforçou estar cumprindo o seu papel institucional.
“Estamos no quarto mês do nosso mandato e a gente precisa entregar mais à população. Aqui está a prefeita, a instituição de Serra Talhada, que está servindo hoje como exemplo de uma política [sustentável] que vai ser adotada para o Estado e colocada à disposição para outros municípios”, disse Márcia.