
Em meio às discussões sobre a falta de quórum na Alepe, durante sessão realizada ontem (8), o deputado Júnior Matuto (PSB) ocupou a tribuna para criticar o movimento dos deputados da bancada governista, mas terminou usando palavras de baixo calão, constrangendo todos os presentes na Casa.
Na ânsia de atacar a governadora Raquel Lyra (PSD), o parlamentar resolveu exaltar o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Álvaro Porto (PSDB) de uma forma inusitada e sexista. “Aqui tem um presidente de c*nhão roxo e a p*nta preta. Ele tem raça”, esbravejou o deputado Júnior Matuto.
Demonstrando insatisfação com o ocorrido, numa reação imediata ao discurso do socialista, Porto solicitou que o trecho mencionado fosse retirado da nota taquigráfica. A manifestação de Matuto, até o momento, não provocou nenhuma resposta da líder do governo, Socorro Pimentel (UB).
Ao tentar agradar, Júnior Matuto cometeu um ato escancarado de machismo, como se órgão genital fosse validador em qualquer contexto social. Atingiu não apenas a governadora, as mulheres no geral, mas até o próprio Álvaro, que foi exposto de forma totalmente desnecessária.
A postura inaceitável de Matuto foi um ato de violência e desrespeito, inclusive, ao ambiente legislativo. Pela gravidade e repercussão do ocorrido, o assunto deve render também na sessão de hoje (9). Um reconhecimento público do erro seria o mínimo.
Expectativa – Após mais um dia polêmico na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a expectativa é se o quórum para analisar os projetos que estavam previstos para serem votados ontem (8) será atingido. Além do fim da cláusula de barreira, estão no pacote o aumento salarial para servidores do MPPE, TCE e da própria Alepe.
Invertida – Chamado de covarde pela deputada Rosa Amorim (PT), o deputado Renato Antunes (PL), que não costuma levar desaforo para casa, teve um forte embate com a colega durante sessão realizada ontem (8). Ambos exercem o primeiro mandato e travam disputas ideológicas com frequência no plenário.
Definido – O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, definiu ontem (8), junto ao presidente do MDB-PE, Raul Henry, o senador Fernando Dueire, e o deputado Jarbas Filho, a data para a eleição do diretório em Pernambuco. Será no dia 24 de maio e promete ser bastante acirrada.
Itinerante – Como forma de prestar conta das ações realizadas nos 100 primeiros dias de gestão, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), recebe a imprensa nesta quinta (10) para visitar obras em diversos setores e acompanhar entregas ao longo do dia. Uma excelente iniciativa.
Enrolado – No olho do furacão desde quando assumiu o comando do Ministério das Comunicações, Juscelino Filho pediu desligamento da pasta após ter sido denunciado pela PGR, por supostos desvios em emendas parlamentares, quando ele era deputado federal. Ele disse que deixa o governo com a cabeça erguida.