Exclusivo | Priscila oficializa indicação para administrador de Noronha; confira currículo

Notícias
Por Karol Matos
27 de março de 2025 às 20h35min
Foto: Hesiodo Góes

A governadora em exercício, Priscila Krause (PSDB), enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quinta (27), a indicação do advogado Virgílio Oliveira para assumir o cargo de administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha. O ofício será publicado no Diário Oficial da Alepe nesta sexta (28).

Ele é filho do deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) e sobrinho de Sebastião Oliveira, presidente estadual do Avante, que no início desta semana ingressou no governo Raquel Lyra com indicações não apenas para Noronha, mas também para a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Emprego.

De acordo com o currículo, ele se formou em Direiro pela Universidade Católica de Pernambuco, tem pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil pela FGV e tem fluência básica em Inglês pela Britanic. Em suas experiências profissionais, Virgílio foi estagiário no setor jurídico do DER-PE durante o ano de 2016; também estagiou no escritório de advocacia do seu pai e atuava, mais recentemente, como assessor do desembargador Márcio Fernando Aguiar, na 6ª Câmara Cível do TJPE.

No documento enviado para a Alepe, o jovem advogado afirma ter disponibilidade para “participar de cursos e treinamentos voltados ao aprimoramento da gestão pública e administração sustentável”, além de demonstrar “interesse em iniciativas inovadoras que promovam a integração entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental”.

Virgílio substitui o secretário executivo de Meio Ambiente, Walber Santana, que teve sua indicação anunciada em 28 de janeiro, mas retirada em 10 de março, quando Raquel e Sebá bateram o martelo sobre a aliança.

Walber era um nome de consenso entre os parlamentares, por seu perfil técnico e engajado. Graduado em Ciências Biológicas pela UFRPE e em Direito pela UNIT/Facipe), ele é mestre em gestão do desenvolvimento local sustentável, tendo passagens pela Prefeitura do Recife, Governo do Estado e atuação também no setor acadêmico, todas relacionadas à área ambiental.

Ainda não há uma data para que o novo indicado seja sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça da Alepe, já que as agendas do colegiado estão completas com reuniões importantes pelas duas próximas terças-feiras — audiências com o secretário de Educação e da Casa Civil.

A última administradora do arquipélago foi Thallyta Figueirôa, que pediu exoneração no fim de janeiro. Até então, quem permanece na função de forma interina é a gerente-geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, Nathalie Mendonça. A indicação de Virgílio ainda precisa ser distribuída, ocasião em que o relator será indicado. Só então é que a sabatina é a respectiva votação serão marcadas.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO