
Com grande poder de influência nas decisões políticas do presidente Lula, a primeira-dama, Janja, vem colecionando polêmicas e contribuindo para o desgaste da imagem do petista, que tem enfrentado crise de popularidade em um ano estratégico.
No fim do ano passado, soltou palavrão em inglês, contra o bilionário Elon Musk, que agora nada mais é do que chefe do Departamento de Eficiência Governamental da maior potência econômica mundial, sob o risco de criar uma crise internacional entre os dois países.
Alvo constante de questionamentos dos adversários, Janja também está na mira dos aliados do chefe do Planalto, que questionam a interferência da socióloga nas agendas de Lula, restringindo reuniões do petista na Alvorada.
Recentemente, uma pesquisa da Atlas/Intel apontou que a imagem negativa de Janja atinge 58% e supera a avaliação de Lula. A socióloga não é a principal culpada pela situação do governo. No entanto, tem contribuído para criar cada vez mais pautas negativas.
Reconhecimento – Correligionário do deputado Lula da Fonte (PP), o vereador do Recife, Alef Collins (PP), apresentou um voto de aplauso ao congressista por ter sido eleito para o cargo de segundo-secretário da Câmara dos Deputados, sendo o mais jovem do Nordeste a ocupar um cargo na Mesa Diretora.
Convergência – Embora sejam adversários políticos, os deputados Cayo Albino (PSB) e Izaías Régis (PSDB) cobraram que o Estado agilize a pavimentação de 15 quilômetros de rodovia no entorno de Miracica, distrito de Garanhuns. A nova via vai contribuir com o escoamento de produtos da região.
Segurança – Com um investimento de R$ 122,9 milhões, a governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou ontem (17) o contrato para implantar 2 mil câmeras de videomonitoramento na Região Metropolitana do Recife, além de cidades do interior. A previsão é que os primeiros equipamentos sejam instalados em até 30 dias.
Página virada – Durante o cumprimento de agenda nesta segunda (17), a governadora Raquel Lyra (PSDB) comentou a eleição das comissões da Alepe e afirmou que seguirá com foco nas ações do governo e espera contar com a Casa para a aprovação de projetos, como foi nos dois primeiros anos.
Eleição – Diversas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco escolherão nesta terça (28) seus presidentes para o biênio 2025-2026, a exemplo de Educação, Saúde, Segurança e Direitos Humanos. Essa última deve ter um duelo entre Dani Portela (PSOL) e Pastor Júnior Tércio (PP).